Notícias
15 março 2005
Fim de litígios
Itaú desiste de mais 451 recursos no Tribunal Superior do Trabalho
O Itaú desistiu de mais 451 recursos nos quais recorre de decisões de segundo grau no Tribunal Superior do Trabalho. Agora, chega a 975 o número de processos em que o banco encerrou o litígio -- o que corresponde a 25% do total de seus recursos pendentes de julgamento no TST. Em maio do ano passado, outros 521 processos foram extintos a pedido do Itaú.
A desistência foi comunicada ao presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, pelo presidente executivo do Itaubanco, Roberto Egydio Setúbal. Ele disse que o banco pretende manter o “compromisso de contribuir para o desafogo” do TST. Em 2004, o TST julgou 116.398 processos. As informações são do site do TST.
Os 975 recursos tratam de questões jurídicas com jurisprudência firmada pelo TST em súmulas, nos quais não existe possibilidade de êxito por parte do banco. O Itaú comunicou também que existem 1.972 recursos no TST nos quais não cabe qualquer desistência, pois os autores são empregados ou ex-empregados. Participaram da reunião com Roberto Setubal e Vantuil Abdala, ministros do TST e o subprocurador-geral do trabalho Guilherme Mastrichi Basso.
Abdala ressaltou a importância da iniciativa do banco e afirmou que ela se harmoniza com o propósito do TST de estimular a busca de soluções por parte das empresas para que “repensem suas estratégias jurídicas”. Essa foi a finalidade do ranking elaborado pelo TST, divulgado em agosto do ano passado, que apontou as instituições financeiras na liderança de número de recursos.
No primeiro levantamento do TST, o Itaú ficou em 41ª colocação. Com a incorporação de quatro bancos, inclusive de seus passivos trabalhistas, o Itaú passou para o segundo lugar no ranking seguinte.
Desde a divulgação do ranking, também anunciaram a desistência de recursos o Banco do Brasil, o HSBC, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal. O Unibanco também se prepara para seguir o exemplo.
Revista Consultor Jurídico, 15 de março de 2005
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 01/03/2005 Banco Bradesco analisa se vai desistir de recursos no TST
- 28/09/2004 Caixa desiste de mais de 700 recursos que tramitam no TST
- 13/09/2004 Bancos oficiais nacionais lideram ranking de ações no STJ
- 16/08/2004 Bancos lideram ranking do número de processos no TST
- 25/05/2004 Itaú desiste de 500 ações no Tribunal Superior do Trabalho
- 26/02/2004 STJ homologa duas mil desistências da Caixa Econômica
- 28/11/2003 STJ homologa pedidos de desistência de 4.500 processos
- 27/08/2003 Caixa Econômica desiste de 5 mil processos sobre FGTS
- 01/08/2003 Bradesco desiste de 58,33% de seus recursos no TST
- 11/02/2003 Supremo homologa desistência da CEF em 33 mil ações
- 29/04/2002 STF homologa 15 mil desistências de ações sobre FGTS
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
São os efeitos benéficos da divulgação do ranki...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/03/2005.