Notícias
6 junho 2005
Briga de vizinhos
Morador é condenado por acusar síndico indevidamente
A Justiça Um ex-síndico de um condomínio de Brasília obteve, na Justiça, reparação por danos morais por ter sido acusado de apropriação indébita de dinheiro do condomínio. A acusação, não comprovada, partiu da síndica que atuou antes dele e de um morador do prédio. A sentença é do juiz da 4ª Vara Cível de Brasília, Robson Barbosa de Azevedo. Cabe recurso.
Segundo os autos, o ex-síndico do condomínio do Bloco U da SQS 405, em Brasília, foi acusado de apropriação indébita do dinheiro do condomínio sendo objeto de calúnias e injúrias. As calúnias ocorreram em frente a amigos e à comunidade onde mora. Além de ter sido síndico do condimínio, o autor da ação é também advogado. A informação é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Para se defender, os réus alegaram que o pedido do ex-síndico não deveria ser aceito porque ele não especificou as condutas praticadas pela ex-síndica e o morador. Sustentaram também que o autor ajuizou outras ações indenizatórias contra o condomínio e contra outros moradores, todas com a mesma causa, pedindo, por isso, a conexão entre os pedidos.
A ex-síndica e o morador destacaram ainda que nunca atribuíram ao autor da ação a prática de crime de “apropriação indébita”. Eles disseram que, na verdade, o ex-síndico não estava gerindo adequadamente os recursos.
No entendimento do juiz, o ex-síndico sofreu, sim, acusações de apropriação de dinheiro e de bens do condomínio, que foram levadas a público e incluídas em ata de assembléia. Como as acusações não foram comprovadas, ficou evidente o dano moral sofrido, por ter gerado sentimento negativo e constrangimento ao autor da ação.
Processo: 2003.01.1.076855-3
Revista Consultor Jurídico, 6 de junho de 2005
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 04/06/2005 Divulgação de defeitos de condomínio gera dano moral
- 02/06/2005 Lojista processa condomínio por causa de caixa de correio
- 15/05/2005 Esfera penal não deve cuidar de reclamação por barulho
- 10/05/2005 Dono de cão responde por danos causados pelo animal
- 09/05/2005 Porteiro acusado de furto não consegue indenização
- 22/10/2003 Discussão em condomínio por causa de elevador gera danos
- 08/01/2003 Manual explica mudanças em condomínios com Código Civil
- 12/11/2002 TJ-RS: condômino inadimplente pode usar áreas de lazer.
- 09/08/2002 STJ rejeita pedido de município de SP contra condomínio
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 14/06/2005.