Nova tecnologia

Editora desenvolve software para criar livros a deficientes visuais

Autor

20 de fevereiro de 2005, 9h24

A Itália Nova Editora está desenvolvendo juntamente com a Telecom Itália um programa para que livros impressos se transformem em livros falados. A ferramenta — chamada Text to File — irá alterar qualquer texto em áudio MP3. A metodologia deve ajudar principalmente os deficientes visuais.

Para a criação da ferramenta, capaz de transformar livro em software, foram necessários dois anos. “O Text to File permite que arquivos de texto se transformem em MP3 e pode ser instalado em um computador comum. Somos a primeira editora de livros convencionais no Brasil que fornece essa possibilidade ao deficiente visual”, diz a editora Cristina Almeida.

“Nos últimos oito anos, a grande maioria dos livros jurídicos ou não, tem sido produzida em formato ‘word’ ou ‘txt’. Isso significa que se um profissional ou estudante deficiente visual quiser ter acesso a um livro assim, eles não precisão pedir que alguém leia o texto ou que um voluntário grave um CD com seu conteúdo. A própria editora jurídica poderá produzir seu livro e vendê-lo exatamente como um livro impresso”, completa.

Os preços dos livros serão os mesmos da versão impressa. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.italianova.com.br

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!