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Cobrança indevida

Cartão de crédito: dicas para evitar cobranças indevidas

Quem não confere a fatura do cartão de crédito pode estar tendo prejuízos sem saber. Compras que não foram feitas ou hospedagem em hotéis onde o cliente nunca esteve são exemplos de casos comuns.

Prova de que isso é rotina são as queixas registradas no Procon do Estado de São Paulo. A administradora de Cartões de Crédito Credicard foi a campeã de reclamações na área financeira com um total de 166 queixas que o órgão considerou bem fundamentadas.

Para evitar ser mais um reclamante, recomenda-se conferir, antes de assinar, o valor do comprovante. No caso de preenchimento manual, exija que o decalque seja feito em sua presença e verifique se todas as vias estão corretamente preenchidas.

Solicite também que o carbono seja rasgado para não serem feitas cópias dos números evitando assim um "clone" do cartão. Lembre-se também de conferir se o cartão que lhe é devolvido é realmente o seu.

As queixas contra a empresa vão da notória cobrança indevida, com 87 registros, até envio de produto ou serviço sem solicitação com 10 registros.

As reclamações relacionadas a cartões de crédito, ou a qualquer outro produto ou serviço, podem ser feitas ao Procon de seu Estado. A lista, com endereços e telefones das instituições, pode ser encontrada na sessão de links do site: http://www.idec.org.br

Revista Consultor Jurídico, 11 de abril de 2000, 0h00

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