Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Planos de Saúde

Contratos de plano de saúde não podem limitar tempo de internação, diz

A cláusula que limita o tempo de internação nos contratos de plano de saúde é ilegal. A decisão foi tomada, nesta quarta-feira (17/3), pelo Superior Tribunal de Justiça, ao julgar procedente o recurso de Érica Castro Nogueira contra a Golden Cross Seguradora S.A.

A decisão da 3ª Turma do STJ criou jurisprudência. Ou seja, é favorável aos segurados de qualquer plano de saúde, que precisem entrar na Justiça pedindo nulidade de cláusula que determine tempo de internação.

Nascido prematuro de seis meses em 1994, o filho de Érica teve que ficar internado por três meses no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Centro de Prematuros do Estado do Rio de Janeiro - CEPERJ. O contrato com a seguradora estipulava um limite máximo de trinta dias para a internação de pacientes em CTI, com uma possível prorrogação de sete dias.

À época, a Golden Cross se recusou a pagar as despesas posteriores aos 37 dias, mas foi obrigada, por força de uma liminar obtida por Érica, a arcar com o pagamento de todos os dias de internação do recém-nascido.

Um mês após alta do CTI, a criança voltou a ser internada por complicações pulmonares. A internação no Prontobaby - Clínica Infantil de Urgência, teve de ser paga pela mãe, apesar de a clínica ser credenciada da Golden Cross.

A cláusula contratual questionada por Érica havia sido considerada válida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No entanto, o STJ anulou essa decisão ao acatar os argumentos de que a imposição da seguradora afronta as normas do Código de Defesa do Consumidor, artigo do Código Civil e resolução do Conselho Federal de Medicina, que tratam de contratos de seguro.

Revista Consultor Jurídico, 17 de março de 1999.

Revista Consultor Jurídico, 17 de março de 1999, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/03/1999.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.