Mais burocracia

Seminário discute mudanças na cobrança do PIS e da Cofins

Autor

26 de março de 2004, 10h52

A nova legislação que criou a Cofins não-cumulativa, e que transfere para a fonte pagadora a responsabilidade pelo recolhimento desta contribuição e do PIS, está provocando um forte aumento da burocracia nos procedimentos administrativos, contábeis e fiscais das empresas.

Este é um dos pontos que serão tratados no seminário “Mudanças na cobrança do PIS e da Cofins”, que será realizado no dia 1º de abril. O seminário, promovido pelas consultorias Cunha Filho e Machado Associados é direcionado para empresas em geral e profissionais que atuam na área tributária.

O objetivo do encontro é auxiliar as empresas a buscarem a melhor equação na apuração do crédito e na avaliação das receitas que geram esse crédito, tanto na compra interna como na importação, entre outros pontos.

Profissionais especializados em Direito Tributário, Finanças, Contabilidade e Administração vão abordar questões como os créditos que podem ser aproveitados, sua forma de apuração, restrições e efeitos contábeis e fiscais; as receitas que não integram a base de cálculo das contribuições e aquelas que geram créditos, e a retenção das contribuições sociais.

Outros pontos relevantes, como a elaboração da declaração de retenção das contribuições sociais e o Demonstrativo de Apurações de Contribuições Sociais (Dacon), criado pela Instrução Normativa 387/22004, da Receita Federal, para o cálculo do PIS/Pasep e da Cofins não cumulativos, serão destacados durante o seminário.

Palestrantes

Luís Rogério Farinelli: Professor e especialista questões tributárias com ênfase em impostos diretos e sócio do escritório Machado Associados.

Márcio Roberto Alabarce: Advogado tributarista e mestre em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP.

Pedro Pinto da Cunha Filho: Advogado militante como associado na “Consultoria Legal Cunha Filho” e pós-graduado em Direito Tributário “Lato Sensu” pelo Centro de Extensão Universitária.

Outras informações

O seminário será realizado dia 1º de abril, das 8h30 às 12h, no

Blue Tree Towers, Vila Olímpia – Sala Olimpus.

Endereço: Rua Pequetita, 55, Vila Olímpia – São Paulo

Valor: R$ 210,00 (Material de Apoio, Certificado e Coffee-break)

Para mais de um participante por empresa é concedido desconto de 10%.

Mais informa__es no site: [email protected]

(G.P. Comunicação)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!