Hierarquia militar

Solução do governo para acabar com caos aéreo é impraticável

Autor

12 de abril de 2007, 16h48

A solução encontrada pelo governo federal de quebrar a hierarquia militar para acabar com a greve dos controladores aéreos é impraticável. E não resolverá o problema. Ao contrário, vai agravá-lo. O que está ocorrendo é a conseqüência da desmilitarização praticada na Infraero e no DAC, hoje Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A origem do caos está na fome por cargos que levou ao desmantelamento do Sistema de Aviação Civil. O sistema é um corpo, formado por órgãos, do qual faziam parte Infraero e DAC, que têm muitos cargos. Retirar órgãos do sistema é como retirar órgãos do corpo humano. Tiram-se rim, fígado, depois coração. Não há corpo que resista. Estamos assistindo à lenta agonia do Sistema de Aviação Civil.

Agora, será retirado mais um órgão: controle de tráfego aéreo. Teremos a morte do sistema pela falência múltipla. Profissionais que administravam a Infraero e o DAC foram, sem planejamento algum, substituídos por militantes políticos sem conhecimento técnico. Agora, se irá aplicar fórmula semelhante aos controladores de vôo. Ninguém perguntou, por meio de pesquisa, quantos querem e quantos não querem ser desmilitarizados. É tudo conversa.

Não é crível que 90% dos militares (controladores) queiram deixar de ser militares. Sabe-se da existência de meia dúzia de sindicalistas influenciando meia dúzia de sargentos. De concreto, como de hábito, o governo federal não sabe nada.

Para desmilitarizar é necessário planejar. E, se a maioria resolver continuar militar, quem vai cuidar do tráfego aéreo civil? Pelo que se sabe, são necessários mais de três mil controladores para o tráfego civil. Há questões não respondidas. Quantos controladores são necessários para atender um e outro tráfego? Quantos faltam e quanto tempo leva para formar e treinar os que faltam? São questões óbvias para as quais o governo não tem respostas.

Há solução mais fácil de ser implementada. O exemplo é o Projeto de Lei PL 4.991 — Plano de Carreira dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, que se arrasta no Congresso. Aprovado, estará resolvida a questão salarial. Esse plano teria evitado a evasão de controladores. Aplicado poderá estancar a fuga e atrair de volta profissionais treinados que foram trabalhar em outras áreas.

Detalhe: resolver o problema dos controladores não acabará com o caos aéreo. O caos irá continuar, porque os outros órgãos, já desmilitarizados, continuarão desprofissionalizados. Os controladores, assim como os consumidores, são vítimas do loteamento de cargos e do esquartejamento do Sistema de Aviação Civil.

A aviação é o meio de transporte mais seguro do mundo porque não prescinde de profissionalização, disciplina e principalmente, hierarquia. Essa última, seja na aviação militar, seja na civil, é a espinha dorsal do sistema. O governo federal quase acabou com a hierarquia. O descaso é total. As vítimas de todo esse descaso serão as mesmas de sempre: os consumidores.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!