Trabalho pioneiro

TJ-SP festeja os cem anos da Vara Central da Infância e da Juventude

 

27 de março de 2025, 20h57

O Tribunal de Justiça de São Paulo celebrou nesta quarta-feira (26/03) os cem anos da Vara Central da Infância e da Juventude, a primeira do estado especializada na matéria.

O Tribunal de Justiça de São Paulo celebrou, ontem (26/03), os 100 anos da Vara Central da Infância e da Juventude, a primeira do Estado especializada na matéria

TJ-SP comemorou o centenário da Vara Central da Infância e da Juventude

A solenidade, promovida no Fórum João Mendes Júnior, foi conduzida pela coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, que representou o presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura, magistrados, servidores e integrantes da rede de proteção. 

Na abertura, a diretora do fórum e segunda vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, juíza Laura de Mattos Almeida, representando o presidente da entidade, agradeceu a magistrados, servidores, equipe técnica e todos os que “se dedicam com todo esforço e amor para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados”. 

A juíza titular da Vara Central da Infância e da Juventude, Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa, reconheceu a contribuição das instituições parceiras e falou sobre os avanços e desafios enfrentados nessa trajetória.

“Conclamo a todos a seguirmos a luta, que é de toda sociedade, para tornar letra viva o princípio da prioridade absoluta que a Constituição Federal assegura. Afinal, se há uma luta que vale a pena ser lutada, é esta, gratificada pelo sorriso puro de uma criança, imagem que nos define a esperança.” 

Em nome da Presidência do TJ-SP e da CIJ, a desembargadora Gilda Diodatti enalteceu as iniciativas da unidade, destacando “nos últimos anos, os projetos de apadrinhamento afetivo, acolhimento familiar e adoção compartilhada”.

A magistrada também salientou que essa “é e sempre foi uma referência para as demais varas da Infância e da Juventude”. 

O presidente da Seção de Direito Criminal do TJ-SP, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, que esteve à frente da unidade por oito anos, descreveu o período como o mais feliz de sua carreira.

“Tivemos muitas vitórias que nos deixaram felizes e renovaram nossas energias e esperanças. Só pessoas escolhidas pelo destino estão na Vara da Infância e da Juventude.” 

Valorização da especialização

Encerrando os pronunciamentos, o vice-presidente do TJ-SP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, responsável pela Câmara Especial, que julga processos e recursos em matéria de Infância e Juventude, ressaltou os impactos de uma vara especializada para a vida das crianças atendidas.

“Um país só se desenvolve se cuida de sua infância, adolescência e juventude. Em um mundo de guerras, violência e falta de amor, precisamos cada vez mais do sorriso da criança, da alegria do adolescente e da sabedoria do idoso.”

Ao final, crianças do Coral Infantil Lar Sírio apresentaram clássicos como “Aleluia” e “É preciso saber viver”. Os presentes também puderam prestigiar a exposição “Retratos do Meu Mundo: A Infância e Juventude em Foco”, com imagens que ilustram as atividades desenvolvidas pela vara e entidades parceiras.

Também participaram da celebração o secretário municipal de Justiça, André Guilherme Lemos Jorge, representando o prefeito de São Paulo; integrantes do CSM, desembargadores Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado); o defensor público subchefe de gabinete, Marcelo Bonilha Campos, representando a defensora pública-geral do estado de São Paulo; a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Thais Nascimento Dantas, representando o presidente da seção; o subchefe da Assessoria Policial Militar do TJ-SP, tenente coronel PM Claudio Angelini, representando o chefe e o comandante-geral; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; a desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; a promotora de Justiça da Vara Central da Infância e da Juventude Daniela Priante Bellini; e ainda magistrados, integrantes do sistema de Justiça, representantes de entidades e servidores. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!