DANÇA CONFORME A MÚSICA

Gleisi diz que Congresso pode debater revisão de penas do 8 de janeiro

 

11 de abril de 2025, 12h56

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou em sua conta do X nesta sexta-feira (11/04) que eventuais revisões de penas aplicadas aos golpistas do 8 de janeiro cabem apenas ao Supremo Tribunal Federal, mas que o Congresso também pode debater o tema.

Gleisi Hoffmann, ministra da secretaria de relações institucionais

Gleisi afirmou que sociedade e Congresso podem debater revisões de penas

“Quero deixar claro que eventuais revisões de pena aos réus do 8 de janeiro cabem única e exclusivamente ao STF, que conduz os processos. Entendo, sim, que esse debate pode e deve ser feito na sociedade, inclusive no Congresso, como já vem acontecendo de fato, mas sem interferir na autonomia do Poder Judiciário”, escreveu Gleisi na rede social.

A declaração vem em um momento em que o Partido Liberal (PL) afirma ter angariado assinaturas suficientes para tramitação do pedido de urgência do projeto que anistia os criminosos que participaram da intentona golpista.

A despeito da publicação na rede social, Gleisi se diz contrária a qualquer tipo de anistia. “Reafirmo minha crítica ao PL da Anistia e seu substitutivo, que visam a impunidade de Bolsonaro e dos comandantes do golpe”, afirmou.

“São eles que manipulam a questão das penas para confundir a população e encobrir o objetivo de não pagar pelos crimes que cometeram contra a democracia.”

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!