Dia de reverência

Ministros homenageiam Rosa Weber, que deixa comando do STF nesta quinta

Autor

28 de setembro de 2023, 9h49

A carreira brilhante na magistratura, as mudanças implementadas em sua gestão na Presidência do Supremo Tribunal Federal, a defesa da democracia e a postura firme após os atos golpistas de 8 de janeiro foram lembrados pelos ministros da corte para homenagear a presidente do STF, ministra Rosa Weber, que se aposentará no próximo dia 2.

Fellipe Sampaio/STF
A ministra Rosa Weber deixará a
Presidência do STF nesta quinta-feira
Fellipe Sampaio/STF

Rosa deixará o comando do Supremo em cerimônia marcada para esta quinta-feira (28), quando será sucedida no cargo pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Veja abaixo as homenagens dos ministros à presidente do STF:

Ministro Luís Roberto Barroso (vice-presidente do STF):
"A ministra Rosa Weber teve uma carreira impecável na Justiça do Trabalho e no Supremo Tribunal Federal. Presidiu a Justiça Eleitoral de modo firme e extremamente competente. Relatou processos de grande repercussão e, com imensa habilidade, obteve a aprovação de emendas regimentais importantíssimas. Por onde passou, mostrou sua competência, sempre com doçura e personalidade cativante. Num dos momentos mais dramáticos para o país, após atos covardes contra as instituições, liderou a reconstrução do plenário do STF. Deixa, assim, sua marca entre as grandes figuras da história do Brasil".

Ministro Gilmar Mendes (decano da corte):
"A gestão da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal foi marcada por uma atuação firme e competente. Em um dos momentos mais conturbados e desafiadores da história da corte, nossa presidente lutou bravamente em defesa da democracia, que permaneceu inabalada. Menos de um mês após os ataques antidemocráticos, com o plenário restaurado, fomos testemunhas da resiliência e da tenacidade de Sua Excelência na garantia de que absolutamente nada seria capaz de constranger, obstruir ou demover o STF do cumprimento de sua missão constitucional. Seu compromisso com a defesa incansável dos direitos fundamentais também é facilmente percebido nos relevantes casos que foram pautados e julgados neste ano de 2023, nas necessárias reformas regimentais, na retomada do projeto dos 'mutirões carcerários', no lançamento da primeira Constituição Federal traduzida para a língua indígena, enfim, em todas as suas significativas contribuições para o bom funcionamento do Poder Judiciário brasileiro".

Ministra Cármen Lúcia:
"A ministra Rosa Weber é uma juíza que honra a magistratura brasileira, uma cidadã que orgulha a sociedade, dotada de qualidades humanas e intelectuais que dignificam todos os seus desempenhos".

Ministro Dias Toffoli:
"A presidência da ministra Rosa Weber foi marcada, sem dúvida, pela defesa incondicional da democracia, da integridade, das instituições, em especial do Supremo Tribunal Federal. Sua atuação firme e corajosa desde os primeiros momentos, após os atos golpistas de 8 de janeiro, mais do que a defesa do Supremo, foi um trabalho contra o arbítrio e em defesa do regime democrático e dos ideais da Constituição da República. Podemos destacar, ainda, o reforço na colegialidade promovida por Sua Excelência a partir das alterações no Regimento Interno do Supremo Tribunal, com a fixação de prazo para a devolução dos pedidos de vista e a obrigatoriedade de submissão de questões urgentes aos colegiados. Outra marca de sua gestão como presidente do STF e do CNJ foi a sensibilidade com pautas humanitárias, sociais e ambientais, sempre sem se esquivar de assuntos polêmicos. Sua Excelência realizou visitas às comunidades indígenas e quilombolas, retomou as visitas aos presídios, além do destacado empenho quanto ao tema da igualdade de gênero. É com muita honra e muito orgulho que tenho a possibilidade de saudar a ministra Rosa Weber nesse momento de sua despedida e cumprimentá-la pela competente, exitosa e corajosa presidência".

Ministro Luiz Fux:
"A ministra Rosa em tão pouco tempo realizou empreendimentos fantásticos à frente do STF, mercê de, com sua bravura, ter pautado julgamentos memoráveis, além da notável defesa do Estado democrático Brasileiro. Destacou-se de forma perene no universo feminino".

Ministro Edson Fachin:
"O caminho trilhado pela ministra presidente é digno de nossa reverência e de nosso profundo respeito. Sua postura profissional e pessoal é plena de ética, decoro e responsabilidade. Verdadeiro exemplo de quem conhece e sabe o significado da toga.
Seu caráter, seu espírito intimorato e sua firmeza são os alicerces de sua independência como magistrada, atributos indispensáveis para o exercício da judicatura na salvaguarda dos direitos humanos. A independência constitucional desta Suprema Corte depende da independência pessoal de cada ministro e de cada ministra. E ninguém soube demonstrar melhor essa virtude do que a ministra presidente Rosa Weber".

Ministro Alexandre de Moraes:
"A presidente Rosa Weber liderou de forma firme e brilhante o Supremo Tribunal Federal, especialmente durante um dos ataques mais covardes à democracia brasileira, no dia 8 de janeiro. O Dia da Infâmia, como ela costuma dizer. Também de forma excepcional comandou o Tribunal Superior Eleitoral, em 2018, tempos difíceis para a Justiça Eleitoral, num pleito extremamente polarizado e marcado pelo crescimento do fenômeno das fake news contra o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. Construiu sólida trajetória na Justiça do Trabalho e desde 2011 tem tido uma atuação exemplar no Supremo Tribunal Federal. Por toda essa história, o povo brasileiro agradece a sua imensa contribuição".

Ministro Nunes Marques:
"A ministra Rosa Weber, na qualidade de presidente do tribunal, conduziu com serenidade e pulso forte as providências voltadas à restauração não apenas do Plenário da corte, mas, no campo imaterial, à preservação da chamada Democracia Inabalada".

Ministro André Mendonça:
"A ministra Rosa Weber cumpriu com dignidade e determinação os desafios que se colocaram durante sua gestão. Agora, resignado com a inevitabilidade do tempo, cabe-me desejar a ela o mesmo sucesso em suas novas jornadas e desafios".

Ministro Cristiano Zanin:
"Tive a honra de ser empossado no Supremo Tribunal Federal pela ministra Rosa Weber, a quem sempre admirei pela densidade de seus votos nos mais variados temas constitucionais, tendo, ainda, a satisfação de observar a coragem e a firmeza com as quais uniu a Suprema Corte na luta pela guarda da Constituição e pela manutenção do Estado democrático de Direito".

Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!