O futuro já começou

TJ-PB planeja adotar tecnologia de reconhecimento facial na entrada da Corte

Autor

23 de setembro de 2023, 12h33

Para aumentar o nível de segurança nos fóruns e prédios administrativos, o Tribunal de Justiça da Paraíba planeja adotar um sistema de reconhecimento facial nas entradas da Corte. A intenção foi formalizada pela equipe que compõe o Projeto Acesso Seguro, que se reuniu na manhã de quinta-feira (21/9). 

Freepik
Os pontos da pauta foram coordenados pela gestora do Programa Visit e juíza auxiliar da Presidência do Poder Judiciário estadual, Michelini Jatobá. No decorrer dos trabalhos, foram abordados a informatização da detecção dos mandados de prisão, além da inclusão no sistema um controle de acesso por andar de cada prédio, usando tecnologia de reconhecimento facial.

"Conseguimos evoluir em todos pontos debatidos, quando abordamos as novas formas de funcionalidade do sistema Visit, com o foco de garantir ainda mais a segurança aos usuários e profissionais que acessam o Judiciário paraibano e, assim, assegurarmos aos jurisdicionados um serviço cada vez mais qualificado", comentou Michelini Jatobá.

"Continuamos avançando no processo de modernização e padronização das ferramentas disponibilizadas pelo software e controle de acesso", complementou a magistrada.

O incremento de novas tecnologias ao sistema garantirá mais segurança no ambiente forense, espera o grupo, propiciando um serviço cada vez mais qualificado aos jurisdicionados.

O gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec-TJ-PB), Júlio de Medeiros Paiva Filho, disse que o desenvolvimento do reconhecimento facial para o controle de acesso para visitantes do Poder Judiciário é um ganho real no item segurança para o TJ-PB. "Estamos, efetivamente aumentando o nível de segurança interna em todas as comarcas do Estado", destacou.

A representante da empresa Indra Company, responsável por desenvolver o software, Bartira Machado, disse que a estratégia de implantação do reconhecimento facial foi um dos principais pontos da pauta.

"Além disso, discutimos algumas medidas para melhorar a segurança dos prédios do Tribunal, organizando a entrada dos usuários, por andar, horário de entrada e saída", comentou. Ainda participaram da reunião o coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino, e o segundo representante da Indra Company, Cláudio de Lima

Visit
O programa ‘Visit’ envolve procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Judiciário paraibano. A ferramenta é o aperfeiçoamento no sistema de controle do Acesso Seguro, também desenvolvido pelo TJ-PB e está integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um mandado de prisão expedido em aberto, durante o cadastramento dos visitantes ao tentar entrar nos prédios públicos. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-PB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!