Em Portugal

Eventos em Portugal discutem desafios persistentes do ESG e da tributação

Autor

26 de outubro de 2023, 18h04

O  Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) promove, em novembro, dois eventos para discutir as perspectivas futuras de dois grandes temas do mundo do Direito: o ESG e a tributação.

Carlos Moura/SCO/STF
Decano do STF, ministro Gilmar Mendes irá participar evento sobre tributação
Carlos Moura/SCO/STF

O Fórum Futuro ESG ocorre entre 1º a 3 de novembro, na Culturgest, em Lisboa, e surge como rebento da Web3, e da evolução tecnológica, que passa a exigir uma sociedade cada vez mais sustentável e bem governada, com menos desigualdades. Já o Fórum Futuro da Tributação está marcado para os dias 6 e 7 de novembro, na Capela do Colégio da Trindade, em Coimbra. 

O Fórum Futuro ESG promoverá a discussão dos critérios mais inovadores do acrónimo para o termo Environmental, Social and Governance num ambiente de diálogo, proposição e convergência sobre desafios globais persistentes. Com o apoio da VALE, o evento pretende debater a potência da integração de iniciativas económicas com interesses sociais, reforçando o compromisso com um futuro sustentável, por meio de apresentações, debates e entrevistas. Assim, reunirá especialistas do mercado financeiro e da governança a ambientalistas, do Brasil, de Portugal e de outros países da Europa.  

O programa inclui nomes como a advogada Alice Khouri (Women in ESG Portugal); Pedro Hartung (XPrize); Wolf Kos (Instituto Olga Kos); Mathilde Mesnard (OCDE para Clima e Finanças Verdes); Adriana Barbosa (PretaHub); Christoph Burger (ESMT Berlin); Pedro Saffi (Cambridge Judge Business School) e Vanda Witoto (rede Concertação pela Amazônia). Também confirmaram a presença autoridades como o embaixador Raimundo Carreiro; o diretor-presidente da VALE, Eduardo Bartolomeo; além dos ministros brasileiros Alexandre Silveira, Esther Dweck; Jader Barbalho, Mauro Campbell, e a ministra portuguesa Ana Catarina Mendes. 

Por sua vez, o Fórum Futuro da Tributação pretende conciliar visões múltiplas: seja a das administrações fazendárias, seja a dos contribuintes; seja a da formulação das políticas tributárias, seja a da gestão do fisco e das empresas; seja de organismos multilaterais, seja de instituições de pesquisa locais.  

O programa inclui nomes como o ministro Gilmar Mendes (STF Brasil); o ministro Ives Gandra Filho (TST Brasil); Alberto Barreix (BID); Santiago Díaz de Serralde (CIAT); a procuradora Dayana Uhdre (BR); a professora Matilde Lavouras (UCoimbra); o secretário Robinson Barreirinhas (Receita Federal); Raul Zambrano (CIAT Panamá), além dos deputados brasileiros Isnaldo Bulhões, Rafael Brito, Sidney Leite; Pedro Paulo, e Wilma Pinto.

Clique aqui para se inscrever no Fórum Futuro ESG
Clique aqui para se inscrever no Fórum Futuro da Tributação

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!