Luto na advocacia

Morre Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da OAB Nacional, aos 81 anos

Autor

3 de novembro de 2023, 20h46

Morreu nesta sexta-feira (3/11), aos 81 anos, o advogado Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de câncer. 

Raul Spinassé
Reginaldo Oscar de Castro morreu aos
81 anos em decorrência de câncer
Foto: Raul Spinassé / OAB

Castro formou-se na Universidade de Brasília (UnB), em 1967, e foi presidente do Conselho Federal da OAB entre 1998 e 2001. O advogado também foi chefe dos serviços jurídicos de diversas estatais e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Em seu período como presidente da OAB, ocorreu a construção da nova sede da entidade, em Brasília. Em 1998, primeiro ano de seu mandato, Reginaldo de Castro convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para desenhar o projeto. Aos 91 anos, Niemeyer não apenas aceitou o desafio como doou o projeto da nova sede. No ano seguinte, o prédio começou a ser construído.

O atual presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, lamentou a notícia. "O sentimento é de tristeza. Quem nos deixou foi um dos gigantes da advocacia, mas também um ser humano sem igual, generoso e solidário. É uma perda muito dolorida."

"Pessoalmente, é um dia muito triste. O legado do presidente Reginaldo Oscar de Castro para a advocacia ainda será dimensionado de acordo com sua real grandeza pela história. Mas posso testemunhar que ele inspirou diversas gerações de colegas, inclusive a minha. Em especial, tive a oportunidade de conviver com ele desde a infância, por causa de sua amizade com meu pai, e pude tê-lo presente durante minha formação e crescimento profissional", continuou Simonetti.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!