Sucessão no Supremo

Ministros do Supremo elogiam escolha de Zanin para vaga na corte

Autor

2 de junho de 2023, 13h09

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello disse nesta sexta-feira (2/6), que Cristiano Zanin preenche todos os requisitos para se tornar ministro e que o advogado é "notável, íntegro e digno". 

Nelosn Jr./SCO/STF
Para Celso, Zanin preenche todos os requisitos para ser ministro do Supremo

"O dr. Zanin ostenta todos os atributos pessoais e profissionais necessários à sua indicação ao Supremo! Estou certo de que o dr. Zanin será um Juiz notável, eticamente qualificado, íntegro, digno, isento e consciente da alta responsabilidade e dos graves encargos que deve ter um magistrado idôneo, probo e independente", afirmou. 

Segundo o ministro aposentado, o fato de Zanin ter defendido Lula nos últimos anos não "descaracteriza os requisitos constitucionais" que o advogado "efetivamente preenche". 

"Vale relembrar, neste ponto, que Felix Frankfurter e Robert H. Jackson, grandes Juízes da Suprema Corte americana, eram amigos e haviam sido conselheiros pessoais do Presidente Franklin D. Roosevelt, quando de sua indicação ao Tribunal! O mesmo ocorreu com outros Juízes da Suprema Corte americana", afirmou Celso. 

Zanin foi indicado na quinta-feira (1º/6) ao cargo que ficou vago com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, em abril deste ano. À ConJur, Lewandowski disse que Zanin preenche todos os requisitos para ocupar um vaga na corte e que o advogado será "um magistrado competente e imparcial". 

"Cristiano Zanin é um experiente e combativo advogado que preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Será, com certeza, um magistrado competente e imparcial", afirmou. 

O ministro Gilmar Mendes postou em seu Twitter uma mensagem elogiando o indicado. "É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado @Cristianozaninm foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional."

Outros ministros comentaram a indicação antes de entrar no Plenário da corte para a sessão desta quinta-feira. Luís Roberto Barroso disse que Zanin atuou com "elevada qualidade profissional" em casos que tramitaram no Supremo e demonstra ser um "advogado sério e competente". "Da minha parte, será muito bem-vindo."

André Mendonça desejou "sucesso" a Zanin. "Ótima, muito boa", disse Nunes Marques sobre a indicação. Luiz Fux qualificou a escolha de Lula da mesma forma. "Ótima" escolha, afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!