Grandes temas, grandes nomes

Valdir Simão defende criar instrumentos globais de regulação das redes

Autor

1 de julho de 2023, 16h45

As big techs não terão capacidade de substituir governos. Mas se a sociedade global não perceber que o volume de informações nessas plataformas tem guiado cada vez mais o dia-a-dia dos cidadãos e que esses conteúdos precisam de governança e certificação, existe esse risco. 

Reprodução / TV ConJur
Valdir Simão defende a criação de parâmetros globais para regulação das redes
Reprodução/ TV Conjur

Esse é o diagnóstico do advogado, consultor e ex-ministro do Planejamento e da Controladoria Geral da União, Valdir Simão. Ele tratou do tema na série "Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito", qda revista eletrônica Consultor Jurídico. Nela, algumas das principais personalidades do Direito brasileiro e internacional analisam os assuntos mais relevantes da atualidade.

"Eu acredito piamente que a sociedade vai se dar conta que é importante estabelecer instrumentos de governança e que cada usuário deve fazer um juízo crítico das informações que circulam nessas redes", sustenta. 

Simão acredita que é importante que se estabeleça instrumentos de governança global para regular as redes. "Sem a presença do Estado articulando e definindo como o tema da digitalização deva evoluir no dia a dia corremos o risco até do fracasso das estruturas democráticas de qualquer nação", diz. 

Por fim, ele afirma que é preciso respeitar as individualidades de cada país, mas é preciso criar ao menos parâmetros sobre regulação globais em relação à digitalização. 

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!