Think tank

Cedes lança livro com propostas para aprimorar o sistema de Justiça

Autor

9 de fevereiro de 2023, 17h57

O Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes) acaba de lançar o livro Análise Econômica do Direito: Propostas para Aperfeiçoar o Sistema de Justiça. Reunindo 46 artigos escritos por alunos do programa de mestrado profissional do instituto, a obra sugere iniciativas capazes de influenciar de forma positiva a Justiça e a sociedade brasileiras.

Divulgação
Livro reúne artigos de alunos do mestrado profissional do Cedes
Divulgação

Coordenado pelos professores Erik Navarro Wolkart e Ana Carolina Bariviera Barros, o livro aborda temas relacionados aos impactos da tecnologia na Economia e no Direito, como ESG, blockchain, smart contracts e processos digitais.

A obra também reúne reflexões sobre liberdade econômica, acesso à Justiça, instrumentos para tomada de decisões, economia informal, aplicação de medidas socioeducativas e soft skills em Direito.

O prefácio é de autoria do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça. Na avaliação do magistrado, os estudos de Direito e Economia apresentados na obra propiciam ao jurista uma perspectiva capaz de "orientar a interpretação das normas vigentes ou inspirar modificações desejáveis no ordenamento jurídico".

Quem também contribui com a obra é o professor doutor Luciano Timm, autor do texto de apresentação. Para ele, a análise econômica do Direito é ferramenta analítica que fornece importantes contribuições aos operadores do Direito. "Trata-se de metodologia consequencialista, por levar em conta as possíveis consequências da aplicação das leis e das decisões judiciais", explica ele.

Lançado pela editora do Cedes, Análise Econômica do Direito compila, em 719 páginas, artigos desenvolvidos com os subsídios do mestrado em  Precedentes Judiciais, Tecnologia e Gestão de Casos. Os autores são mestrandos e mestrandas da instituição e atuam como juízes, promotores, defensores, notários, diretores jurídicos de empresas e advogados.

Sediado na capital paulista e presidido pelos professores João Grandino Rodas e Thomas Law, o Cedes é um think tank dedicado à promoção de pesquisas sobre questões jurídicas, econômicas e sociais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!