Grave advertência

No Supremo, Poderes repudiaram intuitos golpistas, avalia Celso de Mello

Autor

1 de fevereiro de 2023, 13h23

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello avaliou que as instituições deram um recado aos terroristas que atacaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro: a de que não serão tolerados retrocessos institucionais.

Rosinei Coutinho/SCO/STF
A advertência constou, principalmente, dos discursos da ministra Rosa Weber, presidente do STF, e do presidente Lula na cerimônia de abertura do ano judicial, da qual representantes dos Poderes participaram em peso.

Leia a íntegra da manifestação de Celso de Mello:

A abertura do Ano Judiciário de 2023 no STF teve a grande virtude de atestar  ao nosso País a repulsa, pelos Poderes da República e pela própria sociedade civil, ao intuito golpista de setores radicais, de extrema-direita, do bolsonarismo.  

Os pronunciamentos feitos nessa solenidade, com especial destaque para os discursos primorosos da Ministra Rosa Weber e do Presidente Lula, revelaram , quanto aos criminosos invasores da sede dos Três Poderes, o elevado grau de insanidade institucional e de gritante aversão com que uma escumalha descontrolada e cheia de raiva e fúria selvagem manifestou, de modo violento e ilegítimo, sua vontade totalitária  e o seu menosprezo indigno ao regime democrático e ao estatuto das liberdades constitucionais! 

O comportamento da horda invasora constitui a expressão perversa do gravíssimo retrocesso institucional com que bolsonaristas radicais pretendiam perverter, deformar e suprimir  a ideia etica e politicamente superior de democracia!!!  

Os marginais da República, ao praticarem a invasão das instalações do STF, do Congresso Nacional e da Presidência da República, desonraram a majestade da Constituição e profanaram a sacralidade do Estado Democrático de Direito! 

Revelaram, ainda,  na obra criminosa e destrutiva que perpetraram na Praça dos Três Poderes, em 08 de janeiro de 2023 — um dia que viverá em eterna infâmia —, sua verdadeira face:  a de delinquentes e de pessoas retrógradas e reacionárias,  que só buscam o retrocesso institucional, que prestam, em gestos de indigna submissão, reverência vergonhosa a todos os tipos de fundamentalismo e de negacionismo,  que cultivam, cegamente, um ódio irracional, além de profundo grau de intolerância, visando servir a um projeto sórdido de poder autoritário, visceralmente lesivo ao princípio dominante nas sociedades civilizadas: o princípio intocável da Democracia ! 

São marginais da ética do poder democrático e do Direito , capazes de toda sorte de vilanias e das mais graves transgressões criminosas da ordem jurídica! 

Essa foi a grave — e necessária — advertência que emanou dos discursos, notadamente daqueles da Ministra Rosa Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal, e do Presidente Lula, proferidos nessa histórica abertura do Ano Judiciário de 2023 !

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!