novos ares

Juiz federal vai atuar como consultor legislativo no Senado

Autor

30 de abril de 2023, 16h22

O juiz federal Marcelo Costenaro Cavali foi nomeado, na sexta-feira (28/4), para o cargo de consultor legislativo do Senado, após aprovação em concurso público. Ele tem 30 dias para tomar posse — período durante o qual continua juiz.

Flickr/CNJ
Marcelo Costenaro Cavali, novo
consultor legislativo do SenadoFlickr/CNJ

Ele vinha atuando desde o último ano como juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça. Antes disso, também foi auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, entre 2021 e 2022; auxiliar e instrutor no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, entre 2017 e 2021; e auxiliar e instrutor no gabinete da ministra Maria Thereza de Assis Moura, no STJ, entre 2014 e 2017.

Cavali ingressou na magistratura em 2008, como substituto da 1ª Vara Cível Federal de Recife. No ano seguinte, transferiu-se para a 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, onde também atuou como substituto.

Além de magistrado, Cavali é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e da Universidade Nove de Julho (Uninove). Tem mestrado em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Coimbra, em Portugal; doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP); e pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

*Texto alterado às 18h40 do dia 30/4 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!