Gestão cearense

Nova diretoria do TRF-5 assume o comando da corte para o biênio 2023-2025

Autor

5 de abril de 2023, 7h32

O desembargador federal Fernando Braga Damasceno, novo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), assumiu o cargo em cerimônia promovida no Salão do Plenário, situado no edifício-sede da corte, em Recife.

Getulio Bessoni
Edifício-sede do TRF-5, em Recife: nova mesa conduzirá a corte no biênio 2023-2025

A desembargadora federal Germana de Oliveira Moraes e o desembargador federal Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho tomaram posse, respectivamente, como vice-presidente e corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região. Composta por três cearenses, a nova mesa diretora conduzirá a gestão da corte no biênio 2023-2025.

Participaram da mesa de honra da solenidade o desembargador federal Edilson Nobre Júnior, que se despediu da presidência da corte; a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; a governadora de Pernambuco, Raquel Lira; o governador do Ceará, Elmano Freitas; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Francisco Falcão, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Nobre Júnior elencou as principais ações em cada um dos eixos priorizados em sua administração: a prestação jurisdicional; o investimento em inovação e tecnologia; a ressignificação dos espaços forenses; o incentivo à maior participação feminina; e a desburocratização. Ele destacou ainda a superação dos desafios impostos pela Covid-19 e pela recente ampliação do número de desembargadores federais da corte.

Coube ao decano do tribunal, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, fazer o discurso de saudação à nova mesa diretora. Em sua fala, ele destacou, entre outros aspectos, a experiência de Germana Moraes, a dedicação à magistratura de Leonardo Carvalho e a sólida formação acadêmica de Fernando Braga.

"O presidente e os demais integrantes da mesa têm a absoluta confiança de todos que fazem o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, bem assim da comunidade jurídica dos estados sob a jurisdição do TRF5."

Sobre o novo presidente da corte, Oliveira Lima afirmou que o magistrado "é um desembargador respeitadíssimo, sua voz é sempre ouvida com atenção e suas opiniões são consideradas com o peso que merecem, até para os que dele divergem".

A solenidade foi encerrada com o discurso do novo presidente, que se referiu ao fato de os três integrantes da mesa diretora serem cearenses. "E as velas do Mucuripe atracam mais uma vez neste Cais do Apolo. Desta vez, em frota, soprada pelos ventos mais fortes que já trouxeram um trio para a mesa diretora deste TRF-5."

Ele citou algumas diretrizes da sua gestão, como o apoio às ações formativas dos juízes; o incentivo à produção de conhecimento seguro, no âmbito dos laboratórios de inovação e dos centros de inteligência; o investimento em tecnologia, como forma de otimizar o tempo do juiz; e a busca pela equalização das assessorias dos desembargadores mais antigos e daqueles que ingressaram na corte em sua recente ampliação.

O novo presidente disse ainda que a gestão será feita em parceria com magistrados e servidores. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!