Justiça inclusiva

TJ-SP lança curso sobre Leitor de Telas JAWS para pessoas com deficiência visual

Autor

22 de novembro de 2022, 13h40

O Tribunal de Justiça de São Paulo lançou, nesta segunda-feira (21/11), o Curso Acessível para Desempenho de Tarefas — Leitor de Telas JAWS, iniciativa que possibilita o pleno acesso da ferramenta a magistrados e servidores com deficiência visual.

Divulgação
As aulas virtuais já podem ser acessadas por todos os colaboradores do TJ-SP pela plataforma Moodle.

Na abertura do evento de lançamento, o presidente Ricardo Anafe cumprimentou todos os responsáveis pelo desenvolvimento do curso e enalteceu mais uma inciativa positiva do TJ-SP em acessibilidade e inclusão.

"O Tribunal de Justiça já havia adquirido e disponibilizado o JAWS como leitor integrado aos sistemas Microsoft Teams e Outlook. No entanto, era necessário que houvesse um curso para que fosse dado, àquele com deficiência, a expertise de pleno uso do sistema. Hoje é um dia especial porque é o lançamento desse curso, que vai tornar as coisas muito mais agradáveis para os nossos servidores com deficiência", afirmou.

O desembargador Irineu Jorge Fava, coordenador da Diretoria de Apoio ao Servidor (Daps), agradeceu à Presidência pelo irrestrito apoio no desenvolvimento do curso e enalteceu o pioneirismo do TJ-SP ao capacitar servidores que utilizam JAWS. "Sem dúvida alguma, é um avanço muito importante para nossa instituição e mostra o lado humanístico do Tribunal", afirmou o magistrado. "A tendência é que firmemos parcerias para que outros órgãos tenham acesso ao material", disse.

Na sequência, os desenvolvedores do curso falaram brevemente sobre a experiência. "Acessibilidade e inclusão são responsabilidade de todas as Secretarias, e se fazem com desenvolvimento de cultura institucional", disse Fernanda Fernandes Gonsalez de Oliveira. "Agradeço a Daps pela confiança e por poder participar de um projeto tão grande como esse", declarou Fabiano Batista de Lima.

Por fim, o palestrante Moisés Bauer Luiz enalteceu o TJ-SP por disponibilizar aos colaboradores a capacitação necessária para o pleno uso da ferramenta e destacou a importância da evolução tecnológica para a inclusão, uma vez que as barreiras de comunicação estão entre as mais críticas para as pessoas com deficiência visual.

"O que realmente faz a diferença e nos tira dessa situação de restrição de participação são tecnologias que permitem o acesso a conteúdos escritos nas plataformas digitais. A iniciativa que o Tribunal de Justiça lança hoje é fundamental, mesmo para usuários que tenham domínio mínimo de Windows e suas ferramentas", disse o convidado.

Bauer Luiz é diretor jurídico do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD) e integrante do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O Curso Acessível para Desempenho de Tarefas — Leitor de Telas JAWS está dividido em três módulos: apresentação do Jaws, sua integração com o Microsoft Outlook e usabilidade com o Microsoft Teams. Por meio da capacitação, os usuários aprenderão como utilizar a ferramenta em todas as funcionalidades disponíveis nos dois softwares, incluindo teclas de atalho e comandos de configuração. Além de videoaulas, o curso conta com conteúdo em PDF para download.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!