Discussão importante

Conib promove seminário sobre discurso de ódio e banalização do Holocausto

Autor

23 de março de 2022, 8h31

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) promoverá nesta quarta-feira (23/3), no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília, debate sobre os dispositivos da legislação brasileira que podem ser acionados contra a banalização do Holocausto.

Reprodução
Evento será nesta quarta-feira (23/3), na Câmara dos Deputados, em Brasília
Reprodução

O painel começará às 10h e integrará o seminário "Discurso de Ódio e a Banalização do Holocausto", que terá transmissão online pelas redes sociais da Conib (@coniboficial).

Participarão do debate o ministro do Superior Tribunal da Justiça Joel Ilan Paciornik; o embaixador Kenneth da Nóbrega, representante do Itamaraty; o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder; e o presidente do conselho da Conib e comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo, Fernando Lottenberg. A moderação ficará a cargo de Daniel Bialski, advogado criminalista e vice-presidente da Conib.

A programação continuará às 11h30 com o painel "A memória, a marca e o legado do Holocausto para a humanidade", que terá as participações do presidente do Museu Yad Vashem, em Israel, Dany Dayan; do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms; do coordenador-geral do Museu do Holocausto, em Curitiba, Carlos Reiss; da diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro, Sofia Débora Levy; e da coordenadora educacional do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, em São Paulo, Sarita Mucinic Saruê.

O terceiro painel começará às 14h15 e terá como tema "Mídia e comunicação, prevenção para situações de intolerância". Os convidados são o escritor Denis Rosenfield, autor do livro "Jerusalém, Atenas e Auschwitz"; o jornalista Marcos Guterman, diretor de opinião do jornal O Estado de S. Paulo; a produtora de reportagem da TV Globo Mônica Marques; a diretora do Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação, Clara Ramírez Barat; e a professora e especialista em Estudos do Holocausto pelo Yad Vashem, Rebeca Serrano.

Com o tema "O discurso de ódio e a construção/desconstrução de narrativas", o último painel terá início às 15h30 e contará com as participações do advogado criminalista e representante da OAB Brasil Alberto Toron; da gerente de Relações Institucionais e Governamentais do YouTube, Alana Rizzo; e do mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas Alexandre Pacheco.

O seminário tem apoio institucional do Museu do Holocausto de Curitiba, do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo, do Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro e do Grupo Parlamentar Brasil-Israel.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!