Novo tribunal

STJ recebe nomes de magistrados federais interessados em vagas no TRF-6

Autor

31 de maio de 2022, 19h54

Terminou nesta segunda-feira (30/5) o prazo de inscrições para os juízes federais da 1ª Região interessados nas vagas destinadas aos magistrados de carreira, por antiguidade e por merecimento, no Tribunal Regional Federal da 6ª Região. No caso das vagas reservadas aos membros do Ministério Público Federal, a instituição já havia encaminhado as listas no dia 25 de fevereiro.

STJ
STJ STJ recebe lista de magistrados
interessados em promoção ao novo tribunal

A lista de juízes federais ainda será analisada pela comissão instituída pela Portaria STJ/GP 101/2022 para verificação do cumprimento dos requisitos previstos, em especial, na Lei 14.226/2021 e na Resolução 16/2022.

A criação do TRF-6, que será composto por 18 desembargadores e terá sede em Belo Horizonte, foi aprovada pelo Senado em setembro do ano passado e sancionada no mês seguinte. A lei possibilitou aos atuais desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região optarem pela remoção para a nova corte, mas apenas uma magistrada decidiu pela mudança. 

De acordo com a Resolução STJ/GP 15/2022, cujo conteúdo também consta de resolução do Conselho da Justiça Federal, que possui competência concorrente para a estruturação do TRF-6, os cargos na nova corte serão providos pela desembargadora removida do TRF-1 e por mais 13 magistrados de carreira da Justiça Federal da 1ª Região, mediante promoção, sendo sete pelo critério de antiguidade e seis por merecimento.

As demais vagas serão preenchidas por dois advogados e dois membros do MPF. A resolução prevê ainda que a aferição da antiguidade na primeira composição do TRF-6 levará em consideração a data de posse como juiz da 1ª Região e, em caso de empate, a idade. Além disso, o texto esclarece os critérios de antiguidade também para os indicados pelo quinto constitucional. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Clique aqui para ver a lista encaminhada pelo MPF
Clique aqui para ver a lista de inscritos para as vagas de magistrado de carreira

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!