229 possibilidades

Comissões analisam propostas de enunciados na IX Jornada de Direito Civil

Autor

20 de maio de 2022, 8h17

As sete comissões de trabalho da "IX Jornada de Direito Civil — Comemoração dos 20 anos da Lei 10.406/2002 e da Instituição da Jornada de Direito Civil" se reuniram, na tarde desta quinta-feira (19/5), para analisar e deliberar 229 propostas de enunciados selecionadas a partir do número recorde de 915 proposições enviadas para o evento. As propostas aprovadas pelos grupos serão levadas à Plenária, cujo início está previsto para 9h desta sexta-feira (20/5). 

A IX Jornada acontece nesta quinta e sexta, presencialmente, no edifício-sede do Conselho da Justiça Federal (CJF). O evento é uma realização do CJF, por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), em parceria com o Superior Tribunal de Justiça e com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).  

A coordenação-geral do evento está a cargo do ministro Jorge Mussi, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça e do CJF e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ); a coordenação científica é de responsabilidade dos ministros do STJ Luis Felipe Salomão, Paulo de Tarso Sanseverino e Marco Aurélio Bellizze.  

Comissões de trabalho
A primeira comissão de trabalho do evento, que discute "Parte Geral e Normas de Introdução ao Direito Brasileiro — LINDB", analisou 57 propostas de enunciados. O grupo é presidido pelo ministro do STJ Moura Ribeiro e conta com a relatoria do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Ricardo Couto. Também participam dos debates como juristas de notória especialização os professores José Fernando Simão e Aline de Miranda Valverde Terra.

O segundo grupo de trabalho debateu as 23 proposições relacionadas ao tema "Obrigações", e está sob a presidência do ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira e a relatoria do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) Mairan Gonçalves Maia Júnior. Participam das análises como juristas de notória especialização o professor Gustavo Tepedino e a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Rosa Maria Andrade Nery.

Já a terceira comissão de trabalho, intitulada "Contratos", estudou 24 propostas de enunciados. O grupo é presidido pelo ministro do STJ Marco Buzzi, com a relatoria da juíza do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) Aline Ávila Ferreira dos Santos. Os juristas de notória especialização são os professores Flávio Tartuce e Claudia Lima Marques.

A comissão sobre "Responsabilidade Civil", que examinou 13 enunciados, é presidida pela ministra do STJ Maria Isabel Gallotti. A relatoria está a cargo do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Guilherme Calmon;  atuam como juristas de notória especialização a professora Judith Martins-Costa e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Francisco Loureiro.

A quinta comissão de trabalho, que trata de "Direito das Coisas e Propriedade Intelectual", examinou 36 proposições, sob a presidência do ministro do STJ Raul Araújo, com a relatoria do juiz federal da Justiça Federal do Ceará (JF-CE) Bruno Leonardo Câmara Carrá. Também estão presentes como juristas de notória especialização a desembargadora federal aposentada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Liliane Roriz e o professor Roberto Rosas.

A comissão "Famílias e Sucessões" analisou 50 propostas de enunciados. O grupo é presidido pelo ministro do STJ Mauro Campbell Marques, com a relatoria do juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Pablo Stolze. Atuam como juristas de notória especialização os professores Otávio Luiz Rodrigues Junior e Rodrigo Xavier Leonardo e a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) Maria Berenice Dias.

A sétima e última comissão de trabalho, "Direito Digital e Novos Direitos", se debruçou sobre 26 proposições de enunciados, com a presidência do ministro do STJ Villas Bôas Cueva e a relatoria da juíza federal da Justiça Federal do Rio de Janeiro (JF-RJ) Caroline Tauk. Os juristas de notória especialização presentes são os professores Laura Schertel Mendes e Danilo Doneda.

Mais informações podem ser consultadas na página do eventoCom informações da assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!