Luta pela igualdade

Emerj premia as mulheres do ano com Troféu Romy nesta 4ª (29/6)

Autor

29 de junho de 2022, 16h59

Dez mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação, como Direito, Saúde Pública, Medicina, Educação, Teatro, Segurança Pública e Tecnologia receberão o Troféu Romy durante a cerimônia "Prêmio Emerj Mulheres do Ano", edição 2022.

Reprodução
O evento, que ocorrerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), nesta quarta-feira (29/6), às 18h, terá transmissão via plataformas Zoom e YouTube, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O encontro, que homenageia a advogada feminista Romy Medeiros, será aberto pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Emerj. A desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa, filha de Romy, estará presente em participação especial.

Receberão o Troféu Romy: a desembargadora Andréa Pachá, presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura da Emerj; Kátia Junqueira, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro; Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Ligia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Maria Helena Barros, coordenadora de Política Institucional do Departamento de Direitos Humanos e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Clarice Niskier, atriz e integrante do Movimento Humanos Direitos; Elange Machado, microempreendedora do setor de alimentação; Gabriela Von Beauvais, delegada responsável pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher; Tânia Kadima Ferreira, diretora executiva na Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; e Viviane Ricci Blank, sócia e head comercial da empresa Blank It.

Romy Medeiros
Carioca e advogada, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil, na qual foi permitido que a mulher trabalhasse, viajasse e decidisse sobre a educação dos filhos sem precisar da autorização do marido – a Lei 4.121 foi sancionada pelo presidente João Goulart, em 1962.

Romy era especialista em Direito da Família e foi conselheira do Conselho de Estado sobre os direitos das mulheres, líder da Ordem dos Advogados do Brasil, além de presidente da Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras. À frente do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, organização cultural não governamental, ela premiava as mulheres que se destacavam a cada ano.

Romy e Emerj
Em 30 de julho de 2021, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia celebrou o centenário de nascimento da jurista e feminista Romy Medeiros na Emerj.

Como Romy fez por 49 anos, dez mulheres que se destacaram, receberam o Prêmio Mulheres Brasileiras. No evento, a diretora-geral da Escola anunciou o lançamento do Troféu Romy Medeiros para 2022.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!