ConJur, 25 anos

Consultor Jurídico, 25, sempre em defesa do Estado democrático de Direito

Autor

26 de julho de 2022, 14h00

Os 25 anos de existência da revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur) merecem ser amplamente comemorados, pois estão compreendidos nos, aproximadamente, 34 anos da promulgação da Constituição de 1988, que nos trouxe, como repetidamente destaco, o maior período de estabilidade democrática e de respeito ao Estado de Direito de nossa história republicana, com o constante avanço na efetivação dos direitos fundamentais e a ampliação segura do livre exercício da cidadania, permitindo o desenvolvimento da cultura republicana, da independência do Poder Judiciário e do pluralismo de ideias e liberdade de expressão como valores estruturantes do sistema democrático.

Spacca
Spacca

Nova Constituição, Nova República, novo enfoque à eficácia dos Direitos Fundamentais, novo sistema eleitoral, início de uma verdadeira Jurisdição Constitucional, respeito à Separação de Poderes, entre outros importantes e imprescindíveis temas, tornaram necessária a criação de novos núcleos de discussão jurídica, social, política e acadêmica; com a liberdade de expressão que somente o Estado democrático de Direito permite e consagra.

A necessidade de um foro sério, imparcial e independente para discussões jurídicas fez surgir a ConJur, sob o comando do competente Márcio Chaer, que, com maestria, passou a coordenar sua brilhante equipe.

Divulgação
Divulgação

Assim, em 1997, foi criada a ConJur, com a finalidade de discutir o Direito e a Justiça, sob a ótica geral do Congresso, dos Tribunais, das faculdades, dos advogados e escritórios, dos professores e alunos.

Com suas informações, análises, artigos, debates e entrevistas auxiliou na formatação dos novos e na evolução dos antigos institutos jurídicos à luz da Constituição de 1988, sempre permitindo um debate franco, aberto, completo e produtivo.

Nesse período, a ConJur destacou-se pelo respeito à pluralidade de opiniões, pela diversidade de publicações e pelo absoluto respeito e intransigente defesa do Estado democrático de Direito.

Os diferentes enfoques e as diversas opiniões sobre um mesmo assunto, a riqueza de informações, a excelência de seus colaboradores e a astúcia de suas entrevistas garantiram à ConJur um papel ímpar e de extrema relevância na discussão de todos os importantes e relevantes temas jurídicos e jurídicos-políticos do país nos últimos 25 anos.

A ConJur alcança suas "bodas de prata" com, em média, 9 milhões de leitores por mês e possuindo um dos maiores bancos de dados jurídicos do país, com mais de 26 mil arquivos e 175 mil textos, entre notícias, artigos, entrevistas, decisões judiciais, petições e documentos oficiais.

A ConJur, porém, foi mais além e passou a produzir a série Anuário da Justiça, realizando o mais completo e complexo diagnóstico dos tribunais, seus magistrados e a evolução de suas decisões; que permite a todos — dentro e fora do mundo jurídico — uma maior e melhor compreensão do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro.

Em momento algum, nesses 25 anos de existência, a ConJur esquivou-se das grandes discussões jurídicas do país e de seus reflexos sociais, políticos, culturais e econômicos; tornando-se, certamente, leitura obrigatória no mundo jurídico e político.

Parabéns à equipe da Consultor Jurídico pelo imprescindível trabalho realizado em prol do Direito, da Justiça e da Democracia.

E, com a mesma competência, seriedade e sabedoria, que venham os próximos 25 anos!!!

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!