Ultra petita

Para TJ-RS sentença não pode pedir valores maiores que constam na inicial

Autor

23 de julho de 2022, 11h02

Uma decisão judicial não pode conceder valores maiores do que os pedidos na petição inicial, podendo a sentença ser considerada ultra petita. Esse foi o entendimento da 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, em caso envolvendo uma operação de refinanciamento de contrato portado com o banco Safra com diferentes condições das propostas iniciais.

Na primeira instância o cliente solicitou a nulidade do contrato portado, tendo em vista as mudanças nos prazos e condições aplicadas, a regularização do financiamento e indenização por danos morais de 10 salários mínimos. O caso foi julgado procedente, sendo declarada a nulidade do contrato celebrado entre as partes e determinando a celebração de novo contrato, sendo deferida uma indenização de R$150.000,00, representando um valor muito superior ao demandado. 

Divulgação
24ª Câmara Cível do TJ-RS define limites de valores para contatos junto a bancoDivulgação TJ-RS

O escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, passou a representar o banco, quando da apresentação de recurso, requerendo a reversão do julgado. A advogada Renata Fernandes, que liderou a defesa do banco, sustentou que o julgador deve manter a estrita observância aos limites constantes na petição inicial.

“Trata-se de decisão incongruente por se caracterizar ultra petita quando proferida alcançando em maior extensão do que fora postulado”, afirmou. No recurso, a advogada também sustentou que as alterações feitas no contrato foram devidamente aceitas, sendo o mesmo assinado pelo cliente, impedindo sua anulação. “O princípio da autonomia da vontade estabelece a liberdade contratual das partes, ou seja, confere-lhes a faculdade de se vincularem a um contrato, adquirindo, então, direitos e obrigações”, destaca.

O Tribunal acolheu a preliminar de sentença ultra petita. A decisão de improcedência da ação foi unânime. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!