Integração ou morte

Nos 200 anos da independência, seminário debate integração entre Brasil e Portugal

Autor

1 de fevereiro de 2022, 13h17

No ano em que se comemora o bicentenário da independência do Brasil, uma série de seminários virtuais vai identificar, a partir do resgate histórico, oportunidades para o Brasil e para a Europa, especialmente Portugal, diante dos desafios provocados pela epidemia de Covid-19 e pela revolução digital.

O primeiro ciclo de debates, "Independência com integração", ocorre nesta terça-feira (1º/2), de 15h às 16h (horário de Brasília; 18h às 19h, no horário de Lisboa). O evento é promovido pelo Poder360 em parceria com o Fórum de Integração Brasil e Europa), apoiado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela ConJur.

O destaque desse evento será um debate sobre a assinatura da Carta Régia de Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas. Os palestrantes abordarão os motivos do ato, ocorrido em 28 de janeiro de 1808, e como ele foi determinante para o processo que tornou o Brasil independente de Portugal.

Também estarão em discussão o acordo para o comércio exterior entre Mercosul e União Europeia e as oportunidades para o Brasil na realocação da produção mundial no pós-pandemia.

Participam do debate o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal; o pesquisador associado ao IEP-UCP (Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa), Bernardo Ivo Cruz; o professor emérito da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Ilmar Mattos; e o presidente do Fibe e professor da FDUL (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), Vitalino Canas.

Ao longo do ano, serão promovidos também outros seminários mensais, todos com temática da independência. Historiadores e especialistas de diferentes áreas, tanto brasileiros quanto portugueses, serão convidados para debater o futuro dos países a partir dos marcos históricos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!