Política de cotas

Novos defensores públicos do RJ tomarão posse na próxima segunda (10/1)

Autor

5 de janeiro de 2022, 9h43

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro promoverá, na próxima segunda-feira (10/1), a cerimônia de posse de 74 novos defensores públicos aprovados no XXVII Concurso para Carreira de Defensores da entidade. O evento terá início às 10h,  no Teatro Odylo Costa Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Maracanã, Zona Norte da capital fluminense.

Reprodução
Novos defensores públicos do RJ tomarão posse na próxima segunda (10/1)
Reprodução

O concurso teve participação recorde, com mais de 12 mil candidatos inscritos. E é o primeiro da história da Defensoria em que a política de cotas foi aplicada de forma efetiva: dos 74 aprovados, 21 são negros, sendo uma classificada por ampla concorrência e 20 pelas cotas.

O percentual de mulheres é de 71% — são 53 defensoras e 21 homens. Dois novos defensores têm deficiência e três são hipossuficientes economicamente. A maioria (45) tem entre 25 e 29 anos. A posse administrativa ocorrerá nesta sexta-feira (7/1), na sede da instituição.

O evento acontecerá de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. A cerimônia também será transmitida pelo canal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro no YouTube.

Foram convidados a participar da solenidade o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, e o governador do estado, Claudio Castro, além de outras autoridades do Rio, representantes de diversas instituições, conselheiros do Conselho Superior da Defensoria e ex-defensores e defensoras.

*Texto atualizado às 15h08 do dia 6/1/2022 para correção de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!