Luto no Direito

Morre o desembargador aposentado do TJ-RS Eladio Lecey

Autor

21 de setembro de 2021, 12h20

Morreu nesta terça-feira (21/9) o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) Eladio Lecey, aos 76 anos.

Enfam
Referência nacional na educação judicial e na área de Direito Ambiental, o desembargador Eladio Lacey desenvolveu uma trajetória notável que o levou a ocupar posição de destaque no Judiciário brasileiro. Foi diretor da Escola da Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), gestão 1988-1991. Em 2020, a Ajuris instituiu o Prêmio Eladio Lecey em sua homenagem. 

Eladio Lacey foi um dos criadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), participando de grupos de discussões voltados à busca da excelência na formação de magistrados, e, também, diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Em 2010, foi escolhido coordenador do Comitê Brasileiro da União Internacional da Conservação da Natureza (UICN).

O falecimento foi lamentado por Jorge Maurique, ex-presidente da Ajufe. "Conheci Eladio Lecey na Escola da Magistratura em 1985, onde foi meu professor. Depois, quando eu estava fazendo o concurso para juiz de direito em SC ele me treinou para a prática de sentença penal, só  pelo prazer de auxiliar alguém (eu não tinha como pagar). Dedicou-se a magistratura, como Juiz de Direito e e Desembargador TJ-RS, mas principalmente ao ensino na magistratura, sempre com um foco mais na humanidade do que nas técnicas. Ajudou a estruturar várias escolas de magistratura e a Enfam", lembra.

"Uma das pessoas mais legais, solidárias e humanas que conheci na vida e um profundo conhecedor de direito ambiental. Veio hoje a notícia que faleceu. Uma pena, uma lástima, uma perda irreparável. Parece que com ele se vai uma época de uma magistratura mais humana. Quem teve a felicidade de conhecê-lo sabe o ser humano extraordinário que perdemos, que irradiava alegria e iluminava a todos por onde passava. Ficamos um pouco mais pobres, um pouco mais tristes com essa partida."

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) recebe com pesar a notícia do falecimento do desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, um dos fundadores e ícones da educação judicial no Brasil e na Íbero-América", manifestou-se a Ajufe, em comunicado.

"Eladio teve uma vida dedicada à preparação e qualificação da magistratura nacional nas dimensões técnica e humanista, fato reconhecido por magistrados de diferentes gerações", registrou, em nota de pesar, a Associação dos Juízes do RS (Ajuris). "Por sua trajetória dedicada à qualificação da magistratura e às questões da sustentabilidade, Eladio deixa um exemplo a ser seguido por gerações comprometidas com um mundo mais digno."

"Neste momento de pesar, a  AMMA presta condolência e solidariedade aos familiares e amigos, manifestando reconhecimento ao trabalho e dedicação de Lacey à Justiça brasileira", lamentou, em nota, o juiz Holídice Barros, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!