Consultor Jurídico

"Reverterá posição"

Novas mensagens revelam proximidade entre André Mendonça e "lava jato"

Uma nova leva de mensagens apresentadas pela defesa do ex-presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal mostra que André Mendonça se encontrou com membros da "lava jato" em 2019, quando era AGU, e combinou formas de apoiar a agenda política da autoproclamada força-tarefa.

No documento, a defesa de Lula mostra uma troca de mensagens dos procuradores sobre uma reunião entre eles próprios e os chefes da Controladoria-Geral da União e da AGU. Após o encontro, eles fizeram "atas" resumindo o que tinha acontecido no encontro.

Um dos pontos que estava nessas atas foi a defesa da prisão em segunda instância. E ali estava escrito: "AGU reverterá posição". Depois do encontro, Mendonça, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no Supremo, fez exatamente isso. No julgamento da ADI 5.976, a AGU de fato defendeu a prisão após segunda instância.

Segundo a defesa de Lula, ainda houve outros frutos da reunião: foram apresentadas ações a partir de acordos de leniência e foi contratado um escritório de advocacia na Suíça.

Por fim, a manifestação do Brasil no Comitê de Direitos Humanos da ONU sobre o caso de Lula se deu "em total sintonia com os procuradores da 'lava jato' — e não com a defesa do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos da ONU".

Em relação a esse episódio, os advogados mostram que os procuradores "assumiram a própria linha de manifestação de Estado brasileiro perante o Comitê de direitos Humanos da ONU, com a aquiescência dos órgãos envolvidos".

A defesa de Lula é patrocinada pelos advogados Cristiano Zanin, Valeska Teixeira Martins, Maria de Lourdes Lopes e Eliakin Tatsuo dos Santos.

Clique aqui para ler a petição
Rcl 43.007




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 1 de setembro de 2021, 8h32

Comentários de leitores

6 comentários

Que lava jato!?

Erminio Lima Neto (Consultor)

Está mais do que claro, que o STF simplesmente detonou a lava jato.

Corrupção em chok

ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária)

É impressionante o desespero dos corruptos! Em terra brasilis quando se fala em homem sério e de boa conduta logo se exterioriza a face sombria e institucionaliza das castas enraizadas em nosso país. Difícil mudar isso!

Errata

ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Errata: onde se chok, leia-se choque.

Uma vida inatacável

Voluntária (Administrador)

Tentaram de todas as formas procurar manchas no passado do Dr. André Mendonça e nada encontraram. Um homem culto, discreto e equilibrado. É disto que o STF precisa.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/09/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.