Ponte Atlântica

Novo Fórum de Integração Brasil Europa inicia atividades em Lisboa

Autor

12 de novembro de 2021, 9h33

O Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) inicia nesta sexta-feira (12/11) suas atividades, em Lisboa, com o evento "Diálogos Sobre a Nova Economia e Sociedade".

Divulgação
Parque Eduardo VII, em Lisboa
Divulgação

Trata-se do primeiro encontro do Fibe, cujo objetivo é fomentar, por meio de mesas redondas, discussões sobre temas fundamentais em um cenário pós-pandemia, como a crise energética, as mudanças climáticas e a ressignificação dos modelos econômicos atuais diante de uma nova conjuntura mundial. O Fibe também pretende, com o evento, despertar entre os participantes reflexões e trocas de experiências, com o propósito de criar um espaço permanente de diálogo, em que o Brasil retome sua posição no debate global de grandes temas da atualidade. Os eventos prosseguem no sábado e domingo. 

"A crise decorrente da pandemia atual aumenta as assimetrias no mundo e cria a necessidade de uma rápida evolução do pensamento para a elaboração e implementação de políticas públicas. Os graves problemas decorrentes da crise pós-Covid atingem a situação sanitária e humanística em geral, mas também os setores de energia e de logística, por exemplo, afetando a economia como um todo", explica o economista e professor José Roberto Afonso, vice-presidente do Fibe.

"O Fórum de Integração Brasil Europa surge nesse contexto, com o compromisso de contribuir para a retomada da participação do Brasil nesses debates", completa.

O Fibe foi fundado em setembro, com sede em Lisboa. Além de uma agenda de debates, um dos principais focos de atuação do Fibe será o fomento e suporte para investigações, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento econômico e social em diferentes países, o apoio a publicações e o intercâmbio de experiências e conhecimento entre as nações de língua portuguesa. Nasce com a missão de promover a integração cultural, econômica e social entre Brasil e Europa, com foco especial em Portugal e demais países da comunidade de países de língua portuguesa.

Participam do Fibe e das discussões os ministros Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União); Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal); e Luis Felipe Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O evento será presencial e a inscrição pode ser feita no site da associação. Neste sábado (14/11), às 17h, também como parte do início das atividades do Fibe, haverá o lançamento do livro Amazônia XXI e de outras publicações de autores que fazem parte da associação.

Clique aqui para se inscrever
Clique aqui para ler a programação completa

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!