Consultor Jurídico

Direito remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

18/5
11h — BR&Br + Américas — Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), por meio do seu Núcleo de Estudos Brasil-China, encerra a série de seminários sobre as relações com a China. O convidado especial da quarta edição do evento será o coordenador do Centro de Estudos China-México e professor da Faculdade de Economia da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Enrique Dussel Peters. O debate será mediado pelo coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China e professor da FGV Direito Rio, Evandro Menezes de Carvalho; e pelo pesquisador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Daniel Veras. Clique aqui para se inscrever. 

17h — As transformações estruturais do Direito do Trabalho na pandemia — O advogado Antonio Carlos Aguiar assume a presidência da Academia Paulista de Direito do Trabalho, sucedendo à desembargadora Regina Duarte, do TRT-2. A posse da nova diretoria ocorrerá na abertura de um colóquio promovido pela APDT e reunindo o ministro do TST Alexandre Agra Belmonte;o ex-presidente do TST Almir Pazzianotto; e o juiz conselheiro no STJ de Portugal professor Julio Gomes. Clique aqui para acompanhar. 

17h — LAI e jornalismo: Caminhos para a transparência pública — A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e a Missão Diplomática Britânica no Brasil, promove o evento que debate as leis de acesso à informação em quatro países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Índia. E como elas beneficiam o jornalismo. Clique aqui para se inscrever. 

17h — O Direito das Empresas em Dificuldade — Evento terá a mediação do professor da FGV Direito Rio, Márcio Souza Guimarães, que coordena o NDEA da FGV Direito Rio; o debate terá a participação do juiz titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e membro do NDEA FGV Direito Rio, Daniel Carnio. Quem completa a mesa de discussões é a advogada e membro do NDEA FGV Direito Rio, Juliana Bumachar. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Improbidade administrativa tipologias e estratégias de atuação — O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (Esump-MP/GO), Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (Ceaf-MP/ES) e a Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMP-MP/PR) e tem como públicos-alvo integrantes do Ministério Público brasileiro e a comunidade. Clique aqui para acompanhar. 

19/5
13h45 — Seminário de Direito e Tecnologia do Grupo de Estudos de Direito e Inovação — Promovido pelo grupo que faz parte da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o evento tem o objetivo de debater aspectos interdisciplinares sobre direito e tecnologia, com visões complementares entre advogados e pesquisadores na área de computação. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Justiça Penal Negocial — Evento promovido pela 12ª Subseção de Ribeirão Preto da OAB-SP contará com a participação do ex-ministro do STJ Nefi Cordeiro e dos advogados Alamiro Velludo Salvador Netto e Guilherme Rodrigues da Silva, sócios de AVSN Advogados. Clique aqui para acompanhar. 

20/5 
17h — Ratificamos o Protocolo de Nagoia, e agora? —  O debate será dividido em duas partes. A primeira tendo o Brasil como provedor de patrimônio genético e a segunda, como utilizador de patrimônio genético de terceiros. Clique aqui para se inscrever.

17h —  Mediação preventiva atuando na quitação anual de débitos trabalhistas (artigo 507-B/CLT) como forma de prevenir conflitos nas relações de trabalho — O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos (Enapres), e com a parceria da Câmara Internacional de Mediação e Arbitragem de Conflitos, promove evento que discute conceitos básicos da mediação do trabalho, com foco no artigo 507-B da CLT. Clique aqui para se inscrever. 

18h — Nova Lei das Falências (Lei 14.112/20) e seu impacto na economia — O debate contará com a presença do consultor do Senado em Direito Empresarial, Carlos Jacques Vieira, e terá a mediação do professor Gesner Oliveira, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV Eaesp.  Clique aqui para se inscrever.

21/5
10h — Julgamentos tributários relevantes em tempos de pandemia — O debate promovido pelo Conselho Federal da OAB será aberto por Eduardo Maneira e contará com a participação de alguns dos principais nomes do direito tributário brasileiro. O evento discutirá temas como os parâmetros de modulação adotados pelo STF em matérias tributárias; o voto de qualidade no processo administrativo fiscal federal; a contribuição federal sobre o terço constitucional de férias; e a questão da incidência do ICMS na base de cálculo do PIS e Cofins. Clique aqui para se inscrever.

25/5
16h30 — Ejef lança livro sobre experiências de adoção — A publicação foi organizada pela equipe da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela acolhida de vínculos afetivos não biológicos. Clique aqui para acompanhar o lançamento da obra. 

27/5
16h30 — Responsabilidade civil – novos danos — A Aasp e a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional RS (ESA-RS) promovem evento com a participação de Eduardo Lemos Barbosa, Gisela Sampaio da Cruz Guedes e Bruno Miragem. Clique aqui para se inscrever.   

18h30 — Direitos trabalhistas no home office — A palestra promovida pela Russell Bedford Brasil será ministrada pela palestrante e paralegal da empresa de auditoria e consultoria, Roberta Santayana, e abordará o RH e gestão de pessoas nesse momento de home office, apresentando o que pode ou não ser feito e os direitos do trabalhador nesse "novo normal". Clique aqui para se inscrever.

28/5
16h — O novo Marco Legal das Startups — A Aasp promove webinar gratuito com a participação de Luis Cappelozzi, Mariana Rossatti Molina e Alexandre Bonilha (mediador). Clique aqui para se inscrever. 




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 18 de maio de 2021, 8h20

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/05/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.