Medalha Armando Salles de Oliveira

Celso de Mello e Dias Toffoli são agraciados com maior honraria da USP

Autor

30 de junho de 2021, 15h32

O "eterno decano" do Supremo Tribunal Federal, José Celso de Mello Filho, e o ministro Dias Toffoli foram agraciados com a medalha Armando Salles de Oliveira, a mais alta honraria da Universidade de São Paulo (USP).

STF
A concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário, em reunião virtual nesta terça-feira (19/6). A cerimônia de entrega das medalhas está condicionada à retomada das atividades presenciais, diante da crise causada pela epidemia de Covid-19.

A medalha de Celso foi outorgada por seus vínculos com a Faculdade de Direito da USP e sua atuação por mais de trinta anos como ministro do STF em prol dos direitos humanos, da ciência, da justiça e da democracia.

Fellipe Sampaio/STF
A de Toffoli, por seu vínculo com a USP e sua atuação como presidente do STF e do CNJ para designação da USP como entidade prioritária de referência ao Poder Judiciário.

Também foram escolhidos para receber as medalhas os docentes Edison Luiz Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); e Benedito Antônio Lopes da Fonseca, Dimas Tadeu Covas, Benedito Carlos Maciel e Fernando de Queiroz Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Todos eles atuaram para mitigar os efeitos da epidemia no país com base na pesquisa científica. 

Celso de Mello manifestou orgulho de receber o prêmio. "O conselho universitário da USP acolheu, para honra minha, a proposta formulada pela egrégia congregação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP/Arcadas), minha "alma mater" (1965/1969), e outorgou-me, ao lado de eminentes professores universitários e profissionais ilustres (como o professor Dimas Covas, diretor-geral do Instituto Butantan, e o ministro Dias Toffoli, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, como eu também o fui no biênio 1997-1999), a mais elevada honraria e condecoração que a Universidade de São Paulo (USP) concede anualmente."

História
A condecoração foi criada em 2008 para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP.

A medalha leva o nome do governador do estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da USP no ano de 1934.

A proposta de homenagear Celso partiu de Marcelo Proença e Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi, ambos eminentes Professores da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), e foi aprovada pela Congregação da Faculdade de Direito da USP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!