Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

10/6 e 11/6
17h — A falta de acesso à justiça no Brasil: a Emenda Constitucional nº 80 e o Estado de Coisas Inconstitucional — Entre os convidados do evento promovido pela DPU estão juristas, pesquisadores e políticos de elevada notoriedade, como o juiz colombiano Eduardo Cifuentes Muñoz, autor do precedente histórico colombiano sobre o estado de coisas inconstitucional; a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmén Lúcia; os professores Daniel Sarmento e Carlos Alexandre de Azevedo; o senador Antonio Anastasia; a senadora Rose de Freitas; e os defensores públicos Diogo Esteves, coordenador da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, e Jorge Pinho, assessor jurídico na DPU. Clique aqui para acompanhar. 

10/6
8h — Saúde mental e atenção psicossocial na imigração e no refúgio — O Ministério da Justiça e Segurança Pública promove o curso voltado aos profissionais da saúde. São 25 vagas para profissionais que trabalham diretamente com migrantes e refugiados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de junho, por meio de formulário eletrônico.  Clique aqui para se inscrever. 

10h — Democracia para quem não acredita — Live marca o lançamento do livro de mesmo nome de Georges Abboud, livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito Constitucional. O livro, voltado para o público leigo, tem um objetivo claro: convencer os descrentes da importância do regime democrático. Um dos convidados do evento é o ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto. Clique aqui para se inscrever. 

11h — Impactos da nova lei de recuperação judicial nas atividades empresariais — Os advogados Fernando Zilveti, Marcela Cavallo e Renato Borelli falam sobre a nova lei de recuperações judiciais e falências. Com exemplos práticos, os profissionais mostram como as alterações impactam na rotina das empresas que possuem créditos habilitados em recuperações judiciais.  Além disso, comentam sobre como a nova lei possui o potencial de tirar as empresas da crise, e até que ponto pode ser um impeditivo para o cumprimento das obrigações com os credores. Clique aqui para se inscrever. 

18h — O misterioso desaparecimento dos meninos da Baixada Fluminense — A criança pobre e negra é mais difícil de achar? A partir desse questionamento, o Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove seminário que discute o tema. Participam o presidente do fórum, desembargador Alcides da Fonseca Neto, o desembargador Luciano Silva Barreto, o juiz Rubens Roberto Rebello Casara, o coronel RR. Íbis Silva Pereira, o professor José Cláudio Souza Alves,  a articuladora de territórios da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Rede de Mães e Familiares da Baixada e do movimento "Parem de nos matar", Nívia Raposo Patrícia de Oliveira da Silva, da  Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, do Núcleo de Direitos Humanos da Sub-Procuradoria de Direitos Humanos do MP-RJ. Clique aqui para se inscrever. 

19h30 — Capitalização da Eletrobrás: Desafios e Perspectivas —  O evento promovido pelo IDP contará com a participação do ministro Gilmar Mendes, do STF, do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e do presidente da Eletrobrás, Rodrigo Limp. Clique aqui para acompanhar. 

11/6
9h30 — Prática de cálculos judiciais e trabalhistas que facilitam sua rotina — A AASP evento que aborda a importância da realização dos cálculos judiciais e trabalhistas, incluindo fórmulas para FGTS, férias e outras operações essenciais à advocacia, evitando divergências que impactam negativamente na relação com o cliente e transtornos financeiros após decisão judicial. O expositor será o advogado Daniel Castro (gerente jurídico da AASP). Clique aqui para se inscrever. 

14/6 a 18/6
9h — 1º congresso internacional Direito e economia política: Reflexões sobre a China contemporânea — O evento gratuito é coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Direito Político e Econômico da Mackenzie, com sessão de Q&A com Robert Lawrence Kuhn, e seguirá com painéis entre os dias 14 e 18 de junho de 2021. Clique aqui para se inscrever. 

15/6 a 16/6
16h — 1º encontro nacional de Direito Marítimo e Aeronáutico — Godofredo Mendes Vianna, sócio do Kincaid Mendes Vianna Advogados e presidente da Comissão de Direito Marítimo Portuário e do Mar do Conselho Federal da OAB Nacional, é moderador do evento que terá a participação do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e da ministra do STF Cármen Lúcia, entre outros palestrantes. Clique aqui para acompanhar.

15/6
9h — Efeitos do novo Marco Ambiental e a decisão do STJ sobre afastamento de cursos d'água em áreas urbanas - Implicações práticas — Participam do evento promovido pela ADIT Brasil o sócio da Saes Advoados Marcos Saes, o sócio da Graça Couto Advogados, Pedro Bicudo, o sócio do escritório Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Lucas Eichenberg e Raquel Dombroski. Clique aqui para se inscrever. 

18h — Metodologia ágil e o papel do advogado na construção de novas tecnologias —  O Ibmec-SP promove o evento com participação das professoras Marina Polli Simone Pittneràs 18h. A mediação da palestra será mediada por Icaro Araujo Leite, coordenador dos cursos de Direito e Relações Internacionais. Clique aqui para se inscrever. 

17/6
10h — 1º Laboratório internacional de criminal compliance | International criminal compliance laboratory —  O advogado Pierpaolo Cruz Bottini aborda o tema "Responsabilidade Criminal do Compliance Officer à luz do crime de lavagem de dinheiro". Clique aqui para se inscrever.

10h — LD 2022 no Brasil: o que muda com a avaliação de risco do país pelo Gafi? — Evento promovido pelo Comitê Jurídico da Italcam terá a participação de Rafael Vasconcelos (diretor de supervisão do Coaf),  Marcel Mascarenhas dos Santos (procurador-geral adjunto no Banco Central), Heloisa Estellita (advogada, parecerista e professora da FGV-SP) e Tiago Severo Pereira Gomes (advogado e professor da FGV-RJ). A moderação ficará por conta de Filipe Migliarelli (sócio em KLA Advogados) e Paula Lima Hyppolito Oliveira (sócia em Caputo, Bastos e Serra Advogados). Clique aqui para se inscrever. 

18/6
16h45 — Democracia e liberdade de expressão: aspectos constitucionais — Evento promovido pela  AASP e o Instituto Nunes Victor Leal (IVNL) terá a participação do ministro do STF Luís Roberto Barroso, Viviane Girardi (presidente da AASP), Sepúlveda Pertence (presidente do IVNL), Eros Roberto Grau (ministro aposentado do STF), Melina Fachin (doutora em Direito Constitucional, mestre em Direitos Humanos pela PUC-SP e professora dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPR), Flávia Piovesan (professora doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos), Carlos Ayres Brito (ministro aposentado do STF), Mônica Sifuentes (desembargadora federal do TRF-1), Heloísa Estellita (professora de Direito Penal Econômico na Escola de Direito de FGV-SP) e Pedro Gordilho (advogado e presidente do Conselho de Curadores do IVNL). Clique aqui para se inscrever. 




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 10 de junho de 2021, 8h19

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.