Consultor Jurídico

Jogos polêmicos

Lewandowski pede a Bolsonaro que se manifeste sobre Copa América no Brasil

Por 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, pediu nesta terça-feira (1º/6) que o presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre a realização da Copa América de futebol no Brasil.

Ministro Lewandowski quer manifestação de Bolsonaro. Gil Ferreira/Agência CNJ

"Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer", o ministro determinou que sejam solicitadas prévias informações ao Presidente da República.

Embora o governo não tenha confirmado oficialmente a realização dos jogos, o presidente Jair Bolsonaro, em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, disse que o torneio deverá acontecer.

A decisão do ministro decorre de pedido de liminar enviado ao STF pelo Partido dos Trabalhadores, que solicita a suspensão de todas as tratativas e eventuais contratos e protocolos que possam ser firmados pelo governo federal com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para que o torneio aconteça no Brasil.

Além do PT, também o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou com mandado de segurança contra a realização dos jogos. A possibilidade de promover a Copa América no Brasil, no momento em que o país vem apresentando aumento no número de casos da Covid-19, vem sendo combatida por especialistas em saúde pública e também por governadores que não querem sediar as partidas em seus estados.

Clique aqui para ler o despacho do ministro Ricardo Lewandowski
ADPF 756




Topo da página

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 1 de junho de 2021, 11h57

Comentários de leitores

4 comentários

Hipocrisia e incoerência

AC-RJ (Advogado Autônomo)

O PT e o PSB poderiam explicar por que não se insurgiram contra os inúmeros campeonatos esportivos em andamento pelo Brasil inteiro, incluindo os de futebol, se opondo somente a um único campeonato específico, a Copa América?

Poderiam explicar por que o vírus da pandemia chinesa seria perigoso apenas para este campeonato, mas inofensivo para os demais?

Bota hipocrisia

Radgiv Consultoria Previdenciária (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Os ônibus, metrôs e trens nas grandes capitais estão lotados todos os dias. Domingo, passando por uma avenida boêmia da zona leste de São Paulo (Avenida Tiquatira), os bares estavam lotados, pessoas sem máscara e até música ao vivo. Não vi ninguém comentando que é um absurdo. A rede globo está anunciando a Eurocopa com um entusiasmo absurdo na televisão. Não há críticas. E na Europa, considerando a população deles com a do Brasil, houveram mais mortes de Covid que no Brasil. E quem disse que o vírus pegou carona na space x e foi embora do planeta? Muita hipocrisia essa atuação da mídia e dos opositores. Para tudo então! Chega de hipocrisia. Outro dado equivocado e o percentual de vacinados no país. Se esqueceram que as crianças não vão tomar a vacina? Se esqueceram que o Brasil é um país jovem comparado aos demais? Se vacinou 40% da população - tirando as crianças e bebês - que são milhares - já vacinou mais de 80% daqueles que podem tomar a vacina.

Distinguishing

L.F.V., LL.M (Advogado Assalariado - Tributária)

Por que o Campeonato Brasileiro, os Campeonatos Estaduais e a internacional Copa Libertadores, todos a movimentar delegações mais numerosas que as ora em questão, não são também qualificados como "jogos vorazes", ô pessoal do Editorial?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.