De cara nova

Ministro Joel Ilan Paciornik é o novo presidente da 5ª turma do STJ

Autor

1 de junho de 2021, 21h09

Nesta terça-feira (1º/6), o ministro Joel Ilan Paciornik assumiu a presidência da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, especializada em Direito Penal. Paciornik substituiu o ministro Ribeiro Dantas na presidência para o biênio 2021-2023.

Rafael Luz/STJ
Ministro Joel Ilan Paciornik assume a presidência da 5ª Turma do STJ.

Rafael Luz/STJ

Natural de Curitiba, o ministro é mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Antes de chegar ao STJ, foi advogado, juiz de direito na magistratura paranaense, juiz federal e desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Além das atividades na magistratura, foi professor universitário e é autor de livros e estudos jurídicos.

Em sua primeira sessão como presidente, recebeu os cumprimentos dos colegas de colegiado. "Nós nos sentimos muito honrados e felizes, e temos a certeza de que o ambiente continuará sendo de cordialidade, amizade e respeito recíproco", destacou o ministro João Otávio de Noronha.

Os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas reforçaram a satisfação da 5ª Turma com o novo presidente, afirmando que Paciornik é admirado pela inteligência, pelo bom senso e pela competência.

Na sessão do dia 25 de maio, o ministro Ribeiro Dantas também recebeu as homenagens dos colegas. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas em sua gestão, em virtude da Covid-19.

"A pandemia nos obrigou a tomar uma série de medidas com as quais não estávamos acostumados. Passamos a trabalhar de forma remota, e as sessões passaram a ser virtuais, mas, com paciência e compreensão, com nós mesmos e com os outros, estamos superando essas dificuldades", declarou. 

O magistrado destacou a alta produtividade do colegiado, que julgou mais de 15 mil processos por ano durante o período em que ele esteve na presidência. "Tivemos um total de 86 sessões ordinárias, extraordinárias e virtuais, e julgamos 31.084 processos. Tivemos uma produtividade excelente", comentou. Com informações do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!