Hora de mudar

Lira e Gilmar discutem na TV ConJur sistemas de governo, crises e desafios

Autor

28 de julho de 2021, 15h49

Nos últimos sete governos do Brasil, chegaram à Câmara dos Deputados 324 pedidos de impeachment de presidentes da República, pelo que apurou o jornal digital Poder360. Dois presidentes foram desalojados do Palácio do Planalto.

Divulgação
Arthur Lira (esq.) e ministro Gilmar Mendes
Reprodução

Nesta sexta-feira (30/7), a partir das 10h30, na TV ConJur, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, vão dizer o que pensam a respeito de Sistemas de Governo, Crises e Desafios da governança do país. O programa será apresentado pelo professor de Direito Pierpaolo Bottini, da USP (Universidade de São Paulo).

Em postagem na internet, recentemente, o deputado Arthur Lira mostrou sua simpatia pelo sistema semipresidencialista, mas a partir de 2026, "assim como qualquer outro projeto ou ideia que diminua a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo".

Também pela rede, Gilmar Mendes sustentou que "as sucessivas crises do nosso sistema — com incansáveis invocações de impeachment — reclamam uma reforma que garanta a corresponsabilidade do Congresso Nacional nos deveres de Governo". "Representatividade e governabilidade podem andar juntas", afirmou o ministro pelo Twitter.

Clique aqui para acompanhar

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!