Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

8/7
10h — Erosão da liberdade de expressão no Brasil — Evento promovido pela OAB Nacional terá a participação do presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, do presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias, do escritor Paulo Coelho, do youtuber Felipe Neto, do advogado Pierpaolo Cruz Bottini e das jornalistas Patrícia Campos Mello e Laura Greenhalgh. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Aspectos regulatórios e tributários sobre Fiagro — O evento promovido pelo Cescon Barrieu terá a participação de Renato Batiston, Igor Rego Cláudio Maes, da CVM. Clique aqui para se inscrever. 

10h30 — Advocacia criminal na atualidade — Os advogados criminalistas Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, ex-presidente da OAB/SP, e Helena Lobo da Costa, professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), farão palestras em evento promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O encontro será aberto pela presidente da entidade, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar. 

11h — Live sucessão empresarial: Aspectos práticos na jurisprudência — Os advogados Marcela Cavallo, Fernando Zilveti e Renato Borelli, da Zilveti Advogados, falam sobre como a jurisprudência tem tratado a questão da sucessão empresarial. Hipóteses em que ocorre, como é feita e a possibilidade de responsabilização da empresa sucessora também serão abordados durante o debate. Clique aqui para se inscrever.

11h — Senciência, tutela jurídica dos direitos dos animais e o Código de Direito e bem-estar animal da Paraíba — O webinar será ministrado pelo professor e mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba Francisco José Garcia Figueiredo e pelo pós-doutor em Direito Animal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e juiz Federal em Curitiba Vicente de Paula Ataíde Júnior. Clique aqui para se inscrever. 

11h — A arte da política democrática e os desafios da globalização  — Evento promovido pela Fundação FHC terá a participação do ex-presidente Fernando Henrique CardosoRicardo Lagos, Julio María Sanguinetti, Enrique V. Iglesias e María Elena Agüero. Clique aqui para se inscrever. 

17h — As inovações tecnológicas e as novas possibilidades nos meios de provas — O evento com 500 vagas disponíveis, destinado para magistrados e servidores assistentes de juízes, contará com palestra do professor e promotor de justiça do MP-BA, Fabrício Rabelo Patury, e mediação do Juiz do TRT-4 e associado da ABMT (Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho), Guilherme da Rocha Zambrano. A inscrição pode ser realizada até às 15h. Clique aqui para se inscrever.

19h — O que muda com as novas regras do marketing jurídico? — As mudanças em curso para a utilização das divulgações em redes sociais e em outros meios de comunicação de escritórios de advocacia serão discutidas pelo advogado especializado em Direito Público Rafael Ferreira Filippin, do escritório Andersen Ballão Advocacia, e a jornalista Silvana Piñeiro Nogueira, diretora da Smartcom Inteligência em Comunicação, que coordena a assessoria de imprensa e o gerenciamento de perfis e páginas oficiais nas redes sociais de escritórios grandes e pequenos de todo o país. A mediação será de Rafaela Tavares, especialista em social media jurídica da Smartcom. Clique aqui para acompanhar. 

12/7 a 15/7
8h30 — 1º Congresso online de tributação e desenvolvimento sustentável — O evento é organizado pelo Elas Pedem Vista, Instituto de Juristas Brasileiras (IJB) e Elas Discutem. Serão 11 painéis com especialistas de diversas áreas, com o objetivo de discutir como aliar crescimento econômico e sustentabilidade. O Congresso será totalmente gratuito e transmitido pelo YouTube. Clique aqui para acompanhar. 

13/7 a 29/7
19h — Direito Civil sofisticado: Disputas de construção — O curso de férias online organizado pelo Curso Prático de Arbitragem (CPA), com emissão de certificado, sobre Direito Civil Complexo e Disputas de Construção tem o advogado Joaquim Muniz, sócio de Arbitragem do Trench Rossi Watanabe, como um dos coordenadores. As aulas ocorrem sempre às terças e quintas-feiras das 19h às 21h. Clique aqui para se inscrever.  Clique aqui para acompanhar. 

13/7
17h — Imposto de Renda em discussão – PL n° 2.337/2021 — Evento promovido pela Aasp terá a participação de Elisabeth Lewandowski Libertuci, Everardo de Almeida Maciel, Marcos Vinicius NederRoque Antonio Carrazza.  O evento tem a coordenação de Susy Gomes Hoffmann (Iasp) e Mário Luiz Oliveira da Costa (Aasp) e vai debater as conseqüências da eventual aprovação do PL n° 2.337/2021, que propõe alterações na legislação do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza das Pessoas Físicas e das Pessoas Jurídicas e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Clique aqui para se inscrever. 

14/7
10h — A Lei Geral de Proteção de Dados no campo da saúde — "Questões pontuais sobre a proteção de dados na saúde" e "A telemedicina e a responsabilidade civil do médico no tratamento dos dados do paciente" serão temas de debate no Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Participarão do webinar a diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; a juíza Renata de Lima Machado Rocha, a juíza Criscia Curty de Freitas Lopes; os professores Walter Aranha Capanema e Carlos André Coutinho Teles; e a advogada e enfermeira Aldilene Azevedo. Haverá tradução simultânea para a língua brasileira de sinais (Libras). Clique aqui para se inscrever.

Podcast
Conversa com o Judiciário —
O ministro Marco Aurélio Mello se despede esse mês o Supremo Tribunal Federal e o serviço público com uma trajetória marcada pela independência, coragem e competência na arte de julgar. Deixa um exemplo de conduta para os magistrados e uma longa lista de serviços prestados ao Brasil. Há poucos dias da aposentadoria, concedeu essa entrevista à Revista Justiça & Cidadania na qual fala sobre os momentos marcantes da trajetória e os planos para o futuro: "Detenho um espírito irrequieto, não haverá ócio com dignidade".
Clique aqui para escutar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 8 de julho de 2021, 8h15

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 16/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.