Opinião

Os limites da licitude no contexto empregatício

Autor

29 de janeiro de 2021, 12h16

Quais os direitos trabalhistas dos seguranças de um cassino ou bingo (atividades que, no Brasil, são consideradas contravenções penais, de acordo com o artigo 50 da Lei 3.688/41)? O tema — que é complexo e passível de interpretações — ganhou novo holofote em veículos especializados no fim do ano passado, a partir de decisão do Tribunal Superior do Trabalho sobre o tema.

O que diz o Código Civil?
Antes de analisarmos com mais detalhes a decisão do TST, vale a pena observarmos o que diz o Código Civil Brasileiro a respeito da validade dos negócios jurídicos (subcategoria das relações jurídicas e que, de modo objetivo, estabelece as normas para o vínculo entre dois ou mais sujeitos "segundo formas que são previstas pelo ordenamento jurídico e geram direitos e/ou obrigações para as partes").

De acordo com o Código Civil, em seu artigo 104, a validade do negócio jurídico requer:

"I Agente capaz;
II Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
III
Forma prescrita ou não defesa em lei".

Na falta de um desses elementos, o negócio jurídico (e um vínculo empregatício é reconhecido como tal) se torna inválido. O artigo 166 dá mais detalhes sobre a ilicitude dos negócios jurídicos, que ocorre quando:

"I Celebrado por pessoa absolutamente incapaz;
II For ilícito, impossível ou indeterminável seu objeto;
III O motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito;
IV Não revestir a forma prescrita em lei;
V For preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade;
VI Tiver por objetivo fraudar lei imperativa;
VII
A lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção".

Dito isso, a grande complexidade na pauta que colocamos acima envolve a seguinte questão: embora a condução de um bingo — ou de qualquer outra atividade que recaia em contravenção — seja ilegal, as funções como a de segurança ou de trabalhador de limpeza, por exemplo, que não têm como fim uma atividade ilegal, poderiam ser realizadas sem prejuízo à sociedade em outros ambientes de trabalho?

A visão do TST
Esse, aliás, foi o entendimento da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que reconheceu o vínculo empregatício do segurança de um bingo em processo julgado no segundo semestre do ano passado. Na decisão, o relator do processo afirmou que seria injusto negar a proteção do direito ao trabalhador, pois tal ato só beneficiaria o empresário contraventor.

Ele afirmou ainda que esse era "o caso de seguranças, faxineiros ou garçons que, casualmente, estão trabalhando em estabelecimento ilegal, mas que poderiam perfeitamente executar o mesmo trabalho em locais lícitos".

O que se pode interpretar da decisão é que, a despeito da ilicitude da atividade da empresa, o trabalho exercido por seguranças, faxineiros ou garçons não tem como objeto algo ilegal e, portanto, eles podem ter seus direitos reconhecidos na esfera trabalhista.

Outros casos
Mas e quando a atividade contribui, mesmo que de modo indireto, com a atividade-fim de uma empresa que pratica a contravenção das leis do país? Nesse caso, o entendimento dos tribunais tem sido o de negar o vínculo empregatício. Foi o que ocorreu, por exemplo, em caso finalizado em 2018 que não reconheceu o vínculo entre uma cambista (vendedora de jogos) e uma banca de jogo do bicho de Pernambuco. Para o relator do processo, tais contratos de trabalho são inválidos, uma vez que o próprio objeto do contrato anula a possibilidade de reconhecimento do vínculo "patrão x empregado".

Conclusão
Conforme friso acima, o tema é complexo e estabelecer os limites da licitude de vínculos empregatícios dentro do contexto aqui analisado, consequentemente, não é algo simples ou que gere unanimidade. E, embora o TST tenha oferecido um norte sobre o tema, cada caso deve ser analisado de acordo com suas especificidades, de modo que tenhamos decisões justas que contribuam com a segurança e a proteção da sociedade e de suas leis.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!