atuação ampla

Unicuritiba oferece primeiro curso superior de criminologia do país

Autor

8 de fevereiro de 2021, 21h00

O Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) é a primeira instituição de ensino no Brasil a oferecer um curso de bacharelado em criminologia. O objetivo é formar profissionais que atuem diretamente em áreas das ciências criminais, que vão desde a violência urbana até crimes de colarinho branco.

Divulgação
Divulgação

A graduação teve início no último ano, com aulas noturnas. A duração é de três anos, ou seja, a turma pioneira se formará no segundo semestre de 2022. A partir deste ano, o curso deve se expandir para outros estados e ser oferecido em outras instituições de ensino coordenadas pela Ânima Educação, da qual a Unicuritiba faz parte.

O coordenador Marco Aurélio Nunes da Silveira aponta que o curso surgiu da necessidade de uma formação específica para o estudo da criminalidade, que apontasse causas e soluções para esse fenômeno na sociedade contemporânea.

"Em países de língua inglesa e outras nações da Europa, essa graduação existe há muitos anos. Em Portugal, por exemplo, faz mais de uma década e, em 2019, eles regulamentaram em lei a profissão de  criminólogo. Alinhado às experiências estrangeiras e dada a importância que o fenômeno criminoso tem no Brasil, tomamos a iniciativa de abrir a primeira turma", explica.

A atuação do criminólogo passa por três áreas: criminologia teórica, segurança pública e criminalística ou política criminal. Os alunos do curso podem escolher entre análise criminológica, pesquisa acadêmica, investigação criminal científica, programas de prevenção de criminalidade e avaliação de riscos criminológicos etc.

A formação permite o trabalho em empresas de segurança, polícias civis e militares, sistemas carcerário e penitenciário, Ministério Público e poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O curso da Unicuritiba chama a atenção pela predominância feminino no corpo discente: mas da metade dos alunos são mulheres. Além disso, o perfil dos estudantes é diverso: recebe tanto jovens recém-formados no ensino médio quanto profissionais de Direito e Psicologia em busca da segunda graduação.

Livro
Em dezembro, foi lançado um livro que conta a história da graduação pioneira. "O ensino da criminologia no Brasil — Relato do primeiro curso superior brasileiro e propostas para a regulamentação do ensino superior e da profissão" foi lançado pelo Observatório da Mentalidade Inquisitória, uma instituição de pesquisa criminal que atua na América Latina.

Divulgação
Divulgação

A autoria é do próprio Marco Aurélio, que é professor do doutorado em Ciências Penais da Universidad de San Carlos de Guatemala, doutor em Direito do Estado, mestre em Direto das Relações Sociais e autor de outras publicações, artigos e livros.

Além da criação do curso, a obra aborda todo o conceito de Criminologia, as ciências forenses, a política criminal, a segurança e o reconhecimento da profissão.

O autor e coordenador indica que ainda haverá um lançamento oficial e a disponibilidade do livro na Amazon. Enquanto isso, ele está à venda no site do Observatório da Mentalidade Inquisitória.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!