Trem descarrilado

Sistema PJe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais está fora do ar

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3 de fevereiro de 2021, 13h03

O sistema PJe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) continua fora do ar após o prazo determinado pelo próprio tribunal para uma manutenção técnica.

Reprodução
Segundo notícia da OAB do estado, a previsão era de que o sistema ficasse indisponível até as 7h desta quarta-feira (3/2), para resolução de falha na inclusão de documentos.

O TJ-MG explicou que no dia 19 de janeiro, a partir das 17h30, o sistema PJe começou a apresentar falha na funcionalidade para a juntada de documentos. Imediatamente, os técnicos foram alocados para diagnosticar e propor a solução do problema.

No dia seguinte, a causa da falha foi identificada e os trabalhos de planejamento e execução das tarefas necessárias à solução foram iniciados.

Contudo, por se tratar de bases de dados com grande volume de informações, as atividades de carga e indexação necessárias à solução do problema consomem um grande número de horas de processamento para serem concretizadas, sendo esta a única causa da indisponibilidade.

Atualmente, o PJe possui mais de 147.021.679 documentos em seu repositório de armazenamento, sendo o maior volume dentre os Tribunais Estaduais que possuem o PJe instalado.

A indisponibilidade afeta todas as comarcas que utilizam o PJe, além de todos os sistemas que possuem integração com ele: Themis e SIAP (consulta às peças da primeira instância), Depox, GuiasWeb, Certidão Negativa na Web, Contrafé, comunicação JPe e PJe, Rupe. Também não é possível acessar os dados do PJe (emitir guias, consultar dados processuais, etc).

Em resposta ao questionamento da reportagem, o TJ-MG informou que as certidões de indisponibilidade do sistema PJe são publicadas no Portal TJMG (www.tjmg.jus.br) – Página Inicial » Processos » Processo Eletrônico TJMG » PJe-CNJ – 1ª Instância » Certidão de Indisponibilidade, ou podem ser acessadas pelo link: https://www.tjmg.jus.br/pje/certidao-de-indisponibilidade/

O TJ ainda disponibiliza canais de atendimento exclusivos aos usuários do Sistema PJe – CNJ – 1ª Instância. São eles:

Pela internet:
Para utilizá-lo, basta acessar o endereço http://informatica.tjmg.jus.br ou o Portal do TJ-MG no menu Processos » Processo Eletrônico TJMG » PJe-CNJ – 1ª Instância » Suporte » Atendimento ao Usuário Externo. Esse é o meio mais simples para a realização de solicitações de atendimento para resolução de problemas ou dúvidas relacionadas ao Sistema PJe.

Por telefone:
Os usuários do PJe também contam com o serviço de atendimento pelos seguintes telefones: Belo Horizonte e região metropolitana: 4020-7560. Demais localidades: 0800 276 7060

Chat
O Portal de Serviços de Informática oferece também o atendimento via chat, para a solução de dúvidas e abertura de chamados relacionados ao PJe. Acesse em: http://informatica.tjmg.jus.br

Com informações da assessoria de imprensa do TJ-MG e da OAB-MG.

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