Opinião

Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo faz 85 anos

Autor

3 de fevereiro de 2021, 20h02

É com muito orgulho que comemoramos nesta quarta-feira (3/2) o 85º aniversário da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Símbolo da solidariedade que é parte indissociável do trabalho da advocacia, a Caasp hoje é reconhecida como uma referência entre as entidades assistenciais de classe no Brasil, desempenhando um papel de extrema relevância para advogadas, advogados, estagiárias e estagiários em todo o Estado.

Além do aspecto solidário que motivou a criação da entidade naquele 3 de fevereiro de 1936, depois que os colegas do advogado João da Silva Neves Manta se uniram para lhe garantir um tratamento digno na Casa de Saúde Santa Rita, a Caixa veio ao longo do tempo ampliando sua área de atuação, passando a oferecer também benefícios e serviços voltados à promoção da saúde e do bem-estar de toda a classe, num trabalho de desenvolvimento contínuo cujo mérito pertence a todos os diretores que nos antecederam e que foram essenciais para que chegássemos até aqui.

Hoje, podemos dizer que a Caasp chega aos 85 anos se reinventando, e com muitos motivos para comemorar.

A relação com a OAB-SP, brilhantemente comandada pelo presidente Caio Augusto dos Santos, nunca foi tão harmônica, o que só traz benefícios para os dois lados e para a advocacia em geral.

O processo de modernização que temos implantado vem dando resultados visíveis, e graças à austeridade no trato com o dinheiro da nossa classe alcançamos uma saúde financeira que nos tem permitido apoiar a advocacia mesmo diante de uma pandemia de proporções avassaladoras.

Temos desenvolvido maneiras inovadoras e criativas de, como diz o tema da nossa campanha de aniversário, abraçar a advocacia. Hoje, por exemplo, prestamos apoio financeiro e psicológico a advogadas e estagiárias vítimas de violência, o que significou um passo histórico na nossa luta em defesa da mulher. E, sempre conectados com os desafios impostos pelos novos tempos, criamos uma plataforma de apoio psicológico que tem ajudado colegas de todas as idades.

Também inovamos ao criar um auxílio financeiro para os colegas que enfrentam dificuldades nesta crise causada pela pandemia. Um problema que aflige profissionais de todas as classes, mas que, graças a essa ação, atingiu com menos gravidade a advocacia.

Além disso, qualificamos nossa rede credenciada de tratamento médico e odontológico, e ampliamos nossas campanhas de prevenção e saúde. Nossa campanha de vacinação contra a gripe, por exemplo, bateu o recorde de pessoas vacinadas no ano passado, imunizando cerca de 40 mil colegas e familiares, mesmo diante do aumento gigantesco da demanda em tempos de pandemia. Mais uma prova inequívoca da força com que a Caasp protege e defende a nossa classe.

Outro aspecto importante do nosso trabalho é o modo como ele ajuda a advocacia a economizar seu dinheiro. Só em 2020, nossa classe pôde poupar nada menos que R$ 44 milhões de reais nas nossas farmácias e livrarias. Aliás, a reabertura da Farmácia Central, agora totalmente modernizada, é um dos presentes que a advocacia está recebendo neste aniversário.

Também aumentamos e qualificamos a oferta de benefícios do nosso clube de serviços, que oferece descontos e vantagens na aquisição de produtos e serviços junto às nossas empresas parceiras.

Soubemos enfrentar também o desafio de seguir aproximando as pessoas mesmo nestes tempos em que o distanciamento físico passou a ser imperativo, com uma oferta de ações e eventos online que conectaram a advocacia como nunca, integrando colegas e familiares, e ajudando a tornar os dias mais leves, gostosos e divertidos.

Para estarmos mais próximos e presentes, também apostamos na valorização do nosso canal no YouTube, oferecendo uma programação com conteúdo relevante e interessante, repleta de cursos e tutoriais sobre saúde e bem-estar.

Mas, mesmo com todas estas conquistas, a Caasp vai seguir trabalhando. Inovando dia após dia para que cada advogada ou advogado, estagiária ou estagiário, tenha sempre a certeza de poder contar com a força e a solidariedade dos 400 mil colegas que estão ao seu lado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!