garantia de defesa

Réu surdo é alfabetizado em Libras para ir a júri em Mato Grosso

Autor

12 de agosto de 2021, 20h29

Na Vara Única da Comarca de Arenápolis (MT), um homem surdo, mudo e analfabeto, acusado de homicídio, foi alfabetizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para poder se defender em uma sessão de julgamento do Tribunal do Júri.

123RF
Sessão de julgamento contou com um intérprete de Libras123RF

O processo de alfabetização durou cerca de um ano. O julgamento ainda contou com a presença de um intérprete. Ao final, o réu foi declarado culpado e condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto, por homicídio simples.

Na audiência de instrução ordinária, o homem apenas gesticulava. Mesmo com a ajuda de um familiar, a comunicação continuou muito precária, o que levou o juiz Diego Hartmann a pedir ajuda à desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A questão foi levada à Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJ-MT, que intermediou um contato com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Setasc). Por fim, foi disponibilizado um professor e intérprete de Libras para ensinar o réu.

O defensor público Marcus Vinícius Esbalqueiro afirmou que a alfabetização e a presença do intérprete foram essenciais para um julgamento justo: "Não teria como o réu se defender sem ter o conhecimento básico em Libras e sem entender o que as pessoas falavam", ressaltou.

"É importante que todos saibam que no estado de Mato Grosso conseguimos proporcionar um julgamento inclusivo e acessível para os cidadãos que buscam a Justiça", apontou Hartmann.

A coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJ-MT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, afirmou que a corte vem promovendo cursos de Libras online em todo o estado e oferecendo espaço no mercado de trabalho para surdos e portadores de necessidades especiais: "É importante que todos saibam que estamos de portas abertas para auxiliar no que for preciso para tornar a Justiça cada vez mais inclusiva", destacou. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-MT.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!