Resolução mais rápida

Advogado Luciano Godoy passa a integrar quadro executivo da Mediação On-line

Autor

15 de abril de 2021, 10h01

Luciano Godoy passou a integrar o quadro executivo da Mediação On-line (MOL), onde contribuirá para a modernização e humanização do sistema jurídico de resolução de disputas.

Godoy é advogado e professor da FGV Direito SP, dedicando-se a litígios estratégicos. Ele já foi juiz federal, procurador do estado e diretor jurídico de duas companhias. 

Segundo Godoy, a busca por alternativas a litígios caros e longos, o desafogamento do Judiciário e a necessidade de modernizar a resolução de conflitos o levaram a unir esforços à MOL.

"A mediação é uma forma moderna de resolver disputas. Os processos judiciais são demorados e custosos; a solução de disputadas mediadas é uma possibilidade de realizar a Justiça dentro de conceitos inovadores aliados a plataformas de tecnologia que ampliam o acesso dos cidadãos e das empresas", disse Godoy.

O jurista avalia que o uso de novas tecnologias para a mediação e conciliação fica ainda mais necessário durante a epidemia de Covid-19, quando reuniões presenciais ficaram inviabilizadas. Mas, mesmo superada este cenário, acredita que a vivência digital deverá acompanhar a realidade do Poder Judiciário nos casos em que tal mecanismo puder substituir a presença física.

O advogado ainda citou casos em que a mediação e conciliação online podem resolver problemas cotidianos num curto espaço de tempo e sem a necessidade de que cidadãos se desloquem a fóruns distantes, aguardem audiências por uma tarde toda, perdendo o dia de trabalho ou deixando de cuidar dos seus filhos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!