Gestão do tribunal

Novo portal da transparência do STJ facilita consulta a informações

Autor

11 de abril de 2021, 15h26

O acesso a informações dos órgãos públicos é um direito da sociedade e um dever do Estado. Com esse foco, o Superior Tribunal de Justiça promoveu mudanças importantes em seu Portal da Transparência, para que os cidadãos possam acompanhar com mais facilidade a gestão orçamentária e financeira, e conhecer a situação relativa a patrimônio, pessoal e contratos, entre outras questões de interesse público.

Sergio Amaral / STJ
STJNovo portal da transparência do STJ facilita consulta a informações sobre gestão da Corte

O novo layout do portal, prático e leve, traz as informações organizadas de modo que a navegação aconteça com mais agilidade e eficiência. Ao entrar no site do STJ, o usuário deve acessar a opção Transparência e Prestação de Contas, na parte superior da tela (clique aqui para ir direto).

Nesse espaço, o visitante terá acesso aos relatórios de gestão do tribunal e a documentos sobre estatística processual, gestão estratégica e orçamentária, demonstrações contábeis, pessoal e remuneração, licitações e contratos, e vários outros assuntos. A página mostra ainda as últimas atualizações e os contatos das principais unidades, como gabinetes dos ministros e secretarias.

A reformulação do Portal da Transparência foi desencadeada a partir da Instrução Normativa 84/2020 do Tribunal de Contas da União, que estabeleceu normas para a tomada e prestação de contas dos administradores públicos.

O processo começou no ano passado e envolveu diferentes setores da corte, como a Secretaria de Gestão Estratégica, a Secretaria de Comunicação Social, a Ouvidoria e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com informações da assessoria do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!