Retrato da magistratura

Emy Roque: Novos tempos, novos hábitos: o juiz nas redes sociais

Autor

18 de setembro de 2020, 10h00

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

Emy Karla Yamoto Roque conquistou o 16º lugar no concurso, com o artigo "Novos tempos, novos hábitos: o juiz nas redes sociais".

Leia o resumo do trabalho:

Este artigo aborda as pesquisas “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro” e “Quem somos, a Magistratura que Queremos”, ambas realizadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros, correlacionando dados relevantes dos trabalhos como causa e consequência. Reflete se o distanciamento dos magistrados da sociedade, outrora tido como virtude necessária para mantença da imparcialidade tem influenciado na imagem não tão positiva externada pela sociedade em relação ao Judiciário. Aponta a mudança de hábitos, comportamentos e mentalidade da sociedade na revolução ora vivenciada para a chamada Era Digital, em especial no que toca à obtenção de informações. Pondera sobre a necessidade de alteração também da conduta dos Juízes frente a essa nova realidade, mormente no que diz respeito ao uso das redes sociais.

Clique aqui para ler o artigo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!