Consultor Jurídico

Retrato da magistratura

Angela Rodrigues: Magistratura: ética, prudência e retidão profissional

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

Em sétimo lugar ficou o artigo Magistratura: ética, prudência e retidão pessoal e profissional, de Angela de Lourdes Rodrigues.

Leia o resumo do trabalho:

O presente artigo, sob o título Magistratura: ética, prudência e retidão, pessoal e profissional, apresenta considerações sobre a pesquisa “Quem somos: A Magistratura que queremos”. A partir dessas considerações, buscou-se fazer uma relação metafórica entre o Judiciário/Magistratura e os planetas e seus personagens representativos da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, com o objetivo de abordar os princípios obstáculos e desafios vivenciados pela Magistratura, sem pretensão de se esgotar o assunto. Considerou-se a proposta da Magistratura com o conhecimento jurídico, os valores e as habilidades que se quer, tanto no aspecto pessoal como profissional, capazes de oferecer uma prestação jurisdicional de qualidade e excelência aos anseios da sociedade e do jurisdicionado.

Clique aqui para ler o artigo

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 9 de setembro de 2020, 10h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/09/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.