Consultor Jurídico

Notícias

Gabinete do ódio

Bolsonaristas gastam R$ 5 milhões por mês com fake news, revela inquérito

Um grupo de empresários que apoia o presidente Jair Bolsonaro gasta cerca de R$ 5 milhões por mês com robôs — programas de computador que podem ser usados para fazer postagens automáticas nas redes — e produção de material destinado a insultar e constranger supostos opositores do governo no Judiciário, no Congresso, na mídia e no mundo artístico.

Uma imagem modificada e distribuída pelas mídias sociais mostra presidente brasileiro no lugar originalmente de Donald Trump
Reprodução

É o que está sendo identificado pelo inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para investigar fake news com ataques contra ministros da Corte nas redes sociais.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, as investigações estão adiantadas e atingem até mesmo sócios de empresas do setor de comércio e serviços, todos bolsonaristas.

Embora o inquérito, que tramita sob sigilo, seja destinado a investigar ameaças, ofensas e calúnias dirigidas a ministros do STF e suas famílias, as informações são de que o mesmo grupo de empresários também está ajudando a convocar os atos do próximo domingo (15), tendo como alvo o Congresso e o Judiciário.

Aberto em março do ano passado por determinação do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o inquérito não identificou apenas fake news, mas também evasão de divisas, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal por parte de alguns empresários.

A expectativa é de que o processo, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, seja concluído em maio e enviado ao Ministério Público.

Em outra frente, a CPI das Fake News vai buscar reforços para a investigação que tramita no Congresso, mas está patinando porque virou uma disputa pesada entre governo e oposição.

Revista Consultor Jurídico, 11 de março de 2020, 15h42

Comentários de leitores

30 comentários

Mitos e Lendas

Dr. Marco Seixas (Advogado Autônomo - Civil)

Eu nunca vou entender como as pessoas podem dizer que alguém que ficou no congresso por quase 30 anos, que já trocou de partido inúmeras vezes, que inclusive votava junto com o PT em vários projetos, consegue enganar tanta gente e ser apelidado de "mito"...

Mas uma coisa Bolsonaro já conseguiu: sua família já está usufruindo das mamatas do legislativo há anos, assim como ele o fez.

Papai deu exemplo.

Responder

Comentário

Afonso de Souza (Outros)

Isso aí que você descreveu pode ser também aplicado aos que veneram o "mito" petista (já condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em dois processos).

Parabéns presidente bolsonaro !

rcanella (Funcionário público)

Todos os barnabés de altíssima estirpe do país estão com medo de serem prejudicados com o "acordar" da população pagadora de imposto. Nosso Presidente captou o espírito da maioria dos brasileiros que não aguenta mais pagar escorchantes tributos para sustentar a pesada elite burocrática do funcionalismo, que só existe por causa de nossa excessiva carga tributária.

Responder

Abaixo a esquerdocracia !!!

rcanella (Funcionário público)

Todos os esquerdocratas do país estão a bradar contra os atuais ventos na política mundial gerados pelas novas tecnologias de troca de informações entre nós e o consequente desmanche do oligopólio nos meios de comunicação. Esses corporativistas não gostam de quem é ameaça à vida boa que levam à custa do suor alheio. Temos hoje, graças a Deus, um país que tenta se erguer dos destroços da Esquerdocracia que vigorou aqui nos últimos 30 anos, primeiro com PSDB e depois com PT. E a reação desses usurpadores da Nação é o que vemos agora.

Responder

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/03/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.