Recuperação Judicial

Bancos acusam Oi de tentar manipular assembleia; empresa nega

Autor

31 de julho de 2020, 15h30

Na mesma semana em que propostas de possíveis compradores da operação móvel da Oi animaram investidores da operadora, novas acusações feitas pelos credores da companhia embolam ainda mais a briga na Justiça.

Reprodução
Reprodução

Segundo publica o Monitor do Mercado, a tele, que está em recuperação judicial, é acusada por dois dos seus maiores credores, Itaú e Banco do Brasil, de tentar manipular a assembleia geral de credores para aprovar o aditamento ao plano de recuperação proposto pela operadora.

A Oi nega qualquer manobra. Afirma que as regras para votar as mudanças já foram aprovadas, junto com o plano de recuperação original. E diz que os bancos estão tentando mudar a regra do jogo durante a tentativa de acordo de um plano de recuperação.

A estratégia utilizada pela tele, acusam BB e Itaú, é listar acionistas da empresa como se fossem credores (bondholders) com direito a voto na assembleia.

Os bancos acusam a Oi de usar a pandemia de Covid-19 como um pretexto para aprovar um novo plano de recuperação, totalmente diferente do que foi aprovado em assembleia, penalizando alguns credores.

A tele, por outro lado, diz que os bancos pretendem mesmo é rediscutir os termos do plano que eles já haviam aprovado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!