Consultor Jurídico

Por Covid

Morre o advogado e ex-deputado José Mentor, aos 71 anos

Morreu na madrugada deste sábado (25/7), em São Paulo, o ex-deputado federal José Mentor (PT), aos 71 anos. Ele estava havia mais de dez dias internado no Hospital 9 de Julho, na capital paulista, após ter contraído o novo coronavírus.

O ex-deputado José Mentor
Reprodução

Pela manhã, Antonio Mentor postou uma mensagem sobre a morte do irmão nas redes sociais.

"Com muita tristeza e dor comunicamos que, depois de uma longa luta contra a Covid-19, o meu irmão José Mentor nos deixou. Agradecemos a todos que prestaram a sua solidariedade a ele e a nossa família neste momento difícil."

A trajetória política de Mentor teve início no movimento estudantil, na década de 1960, quando cursava Direito na PUC-SP. Foi vereador por São Paulo, a partir de 1987, deputado estadual e federal até a legislatura anterior.

Foi preso durante a ditadura, por ter participado do histórico Congresso de Ibiúna (SP) da UNE (União Nacional dos Estudantes), em 1968.

Nos anos 1970, junto à Igreja Católica, montou um plantão jurídico voluntário nas periferias. Depois foi membro da Comissão Arquidiocesana dos Direitos Humanos e Marginalizados de São Paulo.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 25 de julho de 2020, 11h22

Comentários de leitores

1 comentário

Perda irreparável!

toron (Advogado Sócio de Escritório)

Estava no 1o ano da Faculdade de Direito da PUC de São Paulo quando, em 1977, conheci o Mentor. Inteligente, orador claro, fluente e firme. Coordenou durante muitos anos o Jurídico do 22 de Agosto, nosso CA. Estudantes como eu, Zé Eduardo Cardozo e tantos outros tiveram seus horizontes ampliados, conheceram a periferia, onde atendíamos e vimos na frente da nossa cara o que é injustiça social. Passaram-se mais de 40 anos da minha saída do projeto, mas meu carinho e respeito por ele serão eternos. Ele descansa entre os justos! Que o Altíssimo conforte a querida Graça, sua esposa, e toda a família.
Toron

Comentários encerrados em 02/08/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.